Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Navio com 13 tripulantes atraca de emergência em Aveiro

22 jan, 2021 - 11:57 • Marta Grosso

Uma avaria fez com que a embarcação andasse à deriva, tentando fundear duas vezes sem sucesso.

A+ / A-

Um navio de carga com 13 tripulantes a bordo foi nesta sexta-feira obrigado a atracar de emergência no porto de Aveiro com a ajuda de dois rebocadores.

A embarcação, cerca de 90 metros de comprimento, sofreu uma avaria nas máquinas e acabou por ficar à deriva e abater em direção à barra do porto de Aveiro, devido às condições meteorológicas bastante adversas no local.

A informação é avançada nesta sexta-feira através de um comunicado da Autoridade Marítima, que recebeu o alerta às 7h42.

Foi de imediato deslocada para o local uma embarcação da Estação Salva-vidas de Aveiro, tendo o capitão do porto contactado também o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

O navio tentou fundear duas vezes ao largo do porto de Aveiro, mas sem sucesso devido à forte agitação marítima que se fazia sentir. Foram, por isso, ativados dois rebocadores para auxiliar o navio, mas que também não conseguiram sair da barra.

O navio acabou por abater em direção ao porto de Aveiro, tendo sido possível, já no interior da barra, estabelecer os cabos de reboque e, com o auxílio de dois rebocadores, atracar o navio em segurança no porto.

Devido ao perigo provocado por o navio se encontrar a abater em direção à barra do porto de Aveiro, foi ativada uma aeronave da Força Aérea Portuguesa com o objetivo de efetuar o resgate dos tripulantes em caso de encalhe, o que acabou por não se verificar, indica o comunicado.

A nota avança ainda que foi aberto um inquérito para perceber a origem da avaria. O navio vai também ser inspecionado para aferir o seu estado de segurança para navegar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+