Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guimarães quer integrar na 1ª fase de vacinação as pessoas em situação precária

12 jan, 2021 - 10:57 • Olímpia Mairos

Plano de vacinação contra a Covid-19 inicia esta terça-feira nas instituições do concelho.

A+ / A-

Veja também:


Com a vacinação a arrancar em Guimarães, nos Lares de Idosos, Estruturas Residenciais ou Unidades de Cuidados Continuados, o presidente da autarquia alerta para a necessidade de sinalização de pessoas idosas a viverem sós, em situação precária ou sem retaguarda familiar, no sentido de “poderem ser integradas na fase inicial do plano de vacinação”.

“A colaboração dos presidentes das juntas de freguesia é essencial, no sentido de sinalizar as pessoas que necessitam de apoio, especialmente alimentação e têxteis de agasalho, contando com a nossa rede social em articulação com as diferentes Comissões Sociais Inter-Freguesias, para darmos uma resposta célere e em complemento com as equipas multidisciplinares”, aponta o autarca, Domingos Bragança.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães falava na reunião extraordinária da proteção civil que serviu para fazer uma análise à situação municipal da Covid-19, perante a nova situação de confinamento que se perspetiva, dado o aumento de casos de infeção.

De acordo com o autarca, “Guimarães está a desenvolver um trabalho de ampla cooperação” no combate à pandemia, com destaque as Equipas Multidisciplinares (Suporte Comunitário e Escolar) que “estão a dar o apoio direto no terreno à população, o Centro de Acolhimento para pessoas sem-abrigo e a Estrutura Municipal de Retaguarda instalada no Seminário do Verbo Divino, que acolheu, até à data, um total de 140 utentes no apoio ao Hospital de Guimarães e a munícipes sem retaguarda familiar”.

A autarquia integra ainda o projeto “Vamos Salvar Portugal”, no sentido de ajudar a autoridade de saúde pública a identificar e interromper de forma mais célere as cadeias de contágio.

Para o autarca de Guimarães é fundamental “continuar em alerta máximo para tentar inverter esta situação de aumento de contágios, mantendo as regras básicas de proteção como o uso da máscara, distanciamento social e lavagem frequente das mãos, e evitar qualquer tipo de relaxamento com a chegada da vacina”.

Domingos Bragança admite alguma apreensão com o número de casos de infeção na comunidade educativa, aguardando pelas medidas que serão anunciadas esta semana pelo Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+