Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Esposende disponibiliza Centro de Rastreios Covid 19 'Drive Thru'

12 jan, 2021 - 15:16 • Olímpia Mairos

A unidade de diagnóstico está instalada no recinto da feira, junto à central de camionagem. Funciona todos os dias, com capacidade para realizar até 250 testes por dia.

A+ / A-

Veja também:


A autarquia de Esposende abriu, esta terça-feira, no recinto da feira, junto à central de camionagem, um centro de rastreios à Covid-19, “Drive Thru”. Esta unidade de diagnóstico tem capacidade para a realização de 250 testes diários.

O principal objetivo deste novo centro de testagem à Covid-19 ‘drive thru’ é reforçar a capacidade de realização de testes no concelho e na região.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, este centro “constitui uma mais-valia para a comunidade de Esposende, na medida em que se trata de um espaço de proximidade que permite evitar deslocações a centros de colheita fora do concelho”.

Por esta via, assinala Benjamim Pereira, é garantida a “segurança do utente testado, não existindo a necessidade de exposição e contaminação possíveis de um ambiente fechado, assim como possibilitando uma maior rapidez na execução da colheita”.

O processo de testagem é rápido e simples, sendo que a viatura entra no centro de testes e, sem que o cidadão tenha que sair do veículo, a equipa de enfermagem efetua o teste com zaragatoa.

Face ao número de casos positivos no concelho, a autarquia de Esposende já manifestou à ARS Norte a disponibilidade para prestar apoio à Unidade de Saúde Pública na realização dos contactos/inquéritos epidemiológicos a doentes com Covid-19 e pessoas em vigilância ativa, por via da cedência de instalações dotadas de meios técnicos e de recursos humanos.

“A proposta não mereceu, ainda, qualquer resposta por parte dessa entidade regional”, lamenta o autarca Benjamim Pereira.

Considerando que o concelho se mantém em risco extremo de contágio, e dado que, a nível nacional, o número de contágios continua bastante elevado, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, apela à responsabilidade dos cidadãos e ao cumprimento todas as normas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+