A+ / A-

Coronavírus

Surto com 64 infetados com Covid-19 em lar de Trancoso

05 nov, 2020 - 15:26 • Lusa

"Não está ninguém internado e, de uma maneira geral, [todos os infetados] estão assintomáticos", revelou o autarca.

A+ / A-

Veja também:


Um surto de Covid-19 no lar da Liga de Melhoramentos da Freguesia do Reboleiro, no concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, infetou 64 pessoas, entre utentes e funcionários, segundo fonte da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, referiu que os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus dizem respeito a 48 utentes da instituição que apoia 80 idosos na valência de lar e 40 em apoio domiciliário e a 16 funcionários de um universo de "60 a 65".

Segundo o autarca, a direção da instituição de apoio à terceira idade, que possui vários utentes com idades entre os 85 e os 94 anos, está a "tomar medidas" e "a situação está a evoluir favoravelmente".

"Não está ninguém internado e, de uma maneira geral, [todos os infetados] estão assintomáticos", acrescentou.

Amílcar Salvador referiu à Lusa que o município de Trancoso está a acompanhar a situação e já disponibilizou apoio, mesmo ao nível do fornecimento de refeições, "mas não há necessidade", porque a instituição possui "pessoas suficientes" que garantem o normal funcionamento do lar de idosos.

Ainda no concelho de Trancoso, segundo o autarca, foram realizados testes à Covid-19 aos utentes e funcionários dos três lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia local e foram "todos negativos".

A instituição, que possui dois lares na cidade de Trancoso e outro da aldeia de Cogula, com um total de 135 utentes, apenas regista uma funcionária com teste positivo para o novo coronavírus, que provoca a covid-19/para o SARS-CoV-2, vírus da covid-19, que não se encontra ao serviço por estar de férias.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.740 pessoas dos 161.350 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+