Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Bastonário da Ordem dos Médicos insiste na criação de rede de hospitais Covid-19

06 jan, 2021 - 02:21 • José Carlos Silva , Pedro Filipe Silva , André Rodrigues

Miguel Guimarães admite que há doentes que são internados sem sintomas da Covid-19, mas que acabam por contrair a doença em meio hospitalar. Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, lamenta o estado de degradação de vários hospitais em Portugal.

A+ / A-

Veja também:


O bastonário da Ordem dos Médicos reconhece que há doentes que são internados sem sintomas da Covid-19, mas que acabam por contrair a doença em meio hospitalar.

Em declarações à Renascença, Miguel Guimarães fala de situações pontuais, mas que ocorrem.

“Cada doente que entra num hospital, seja pelo serviço de urgência, seja através de uma consulta externa, não faz o teste, por isso, alguma daquelas pessoas pode estar infetada e pode dar-se, também, o caso de pessoas que entram pelo serviço de urgência terem uma doença qualquer diferente da Covid-19 e serem internadas e poderem ser infetadas com outros doentes, com os profissionais e com as pessoas que circulam no hospital”, adverte o bastonário.

Essa é a razão pela qual Miguel Guimarães insiste na criação de unidades hospitalares exclusivamente dedicadas à Covid-19, uma proposta feita em março do ano passado, mas que o Governo rejeitou.

Miguel Guimarães diz que o Executivo ainda vai a tempo de recuperar a ideia, “se a situação se continuar a agravar, mas julgo que isso só será possível se houver uma integração dos doentes ao nível dos serviços de saúde”.

Também a bastonária da Ordem dos Enfermeiros reconhece que há situações em que os doentes que entram no hospital com outras patologias e que acabam por ver agravar o seu estado de saúde já no hospital, já depois de testarem positivo à Covid-19

Em declarações à Renascença, Ana Rita Cavaco lembra que “nos últimos anos, todos víamos imagens de doentes amontoados na urgência. Essas condições não se alteraram e nós temos um espaço finito para as pessoas que, com o Covid, veio piorar as situações”.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros vai ao pormenor e lamenta o estado em que se encontra o parque hospitalar e as instalações físicas do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Os principais hospitais do país, muitos estão a cair de podres.

Em cinco anos como bastonária já vi tudo: serviços cheios de infiltrações, humidade, com portas partidas, onde faz muito frio ou muito calor, serviços com ratos. Infelizmente não temos tido uma política de investimento a sério no SNS”, conclui Ana Rita Cavaco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+