Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Centros de saúde recorrem a toldos para proteger utentes nas filas

23 dez, 2020 - 08:16 • Marta Grosso , Beatriz Lopes (reportagem)

“Estamos todos descobertos. Isto é horas e horas aqui, na rua”, queixam-se à Renascença. Lá dentro, os profissionais de saúde estão à beira do “burnout”.

A+ / A-

À porta de muitos centros de saúde, os utentes fazem filas que se estendem por vários metros. Vão à vacinação, a consultas ou tratamentos. Quando está bom tempo, ainda que desconfortável, espera-se. Mas, em dias de chuva e vento, fica tudo mais complicado.

“Não deixam a gente estar em mais lado nenhum. É aqui na rua. Há dias que é o caos”, queixa-se uma utente do centro de saúde da Amadora.

“Estamos todos descobertos. Isto é horas e horas aqui. Cheguei a passar aqui uma hora e meia de espera”, avança um outro, logo seguido por quem pede, “ao menos, uma tenda!”

Foi o que fez o centro de saúde dos Olivais, entre outros centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo, bem como do Norte do país. Tendas, toldos ou outras estruturas de proteção – nos Olivais, é um teto de cimento rodeada de plásticos – estão a ser montadas para proteger os utentes que não têm outro remédio senão esperar na rua pela vez de serem atendidos lá dentro.

E lá dentro, os profissionais esforçam-se por atender a todos. É que, para diminuir a afluência e as filas de espera, os profissionais de saúde estão agora atolados com trabalho eletrónico. Há falta de recursos humanos e o tempo não estica, sublinha João Brites Pereira, um dos coordenadores do centro de saúde dos Olivais, à Renascença.

"Temos pessoal que acaba por ser mobilizado” para outros local, como “os doentes respiratórios”, a que se junta “a necessidade de fazer acompanhamento através do Trace Covid”, explica.

“Muitas vezes, as horas na semana acabam por ser um bocadinho curtas para a quantidade de tarefas que temos a desempenhar”, desabafa.

Pascala Charondière, também coordenadora do centro dos Olivais, vai mais longe: "os profissionais de saúde continuam sobrecarregados e no limite do 'burnout'; temos uma sobrecarga enorme do nosso trabalho".

Por isso, todas as medidas que possam facilitar o trabalho são bem-vindas, o que inclui medidas de proteção dos utentes enquanto esperam pela sua vez. É uma maneira de contribuir para o conforto de todos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+