Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Passageiros esperam várias horas no aeroporto de Faro para fazer teste

21 dez, 2020 - 23:48 • Lusa

Fonte da ANA Aeroportos confirma que os meios do laboratório que está a fazer os testes no aeroporto de Faro foram reforçados, tendo em conta o elevado número de passageiros sem teste à Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido ficaram retidos durante várias horas, esta segunda-feira, no aeroporto de Faro, para fazerem o teste da Covid-19, alguns deles mais de quatro horas e perdendo outras ligações.

A informação foi dada à Lusa por pessoas afetadas, e decorre das novas regras para as pessoas que chegam a Portugal vindas do Reino Unido.

A Lusa contactou a ANA – Aeroportos de Portugal, que confirmou a existência de “constrangimento” no aeroporto de Faro.

“A chegada de passageiros sem teste Covid-19 ao aeroporto de Faro, de forma massiva, causou constrangimento e maior demora neste procedimento. A ANA está, em conjunto com as restantes autoridades, a trabalhar para melhorar as condições e diminuir o desconforto dos passageiros”, disse à Lusa, em comunicado, fonte oficial da empresa.

A mesma fonte disse que os meios do laboratório da Faro que está a fazer os testes no aeroporto foram reforçados, tendo em conta o elevado número de passageiros sem teste à Covid-19.

O Governo português decretou restrições à entrada em Portugal, a partir de hoje, de passageiros de voos provenientes do Reino Unido, que passa a ser permitida apenas a cidadãos nacionais ou legalmente residentes em Portugal, na sequência da identificação naquele país de uma variante mais contagiosa do novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

À chegada a Portugal os passageiros que cumpram os requisitos de entrada têm de apresentar um teste laboratorial de rastreio negativo ao SARS-Cov-2. Segundo o Governo português, caso não tenham o teste negativo à Covid-19 os passageiros serão "encaminhados pelas autoridades competentes" para "a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito", ficando em isolamento.

Fontes ouvidas pela Lusa disseram que passageiros chegados num voo da Ryanair que aterrou às 16h30 em Faro ainda aguardavam na fila para fazer o teste cerca das 20h00.

As fontes disseram que vários passageiros acabaram por não fazer o teste, pelo qual teriam de pagar 100 euros, recebendo uma declaração para fazerem o teste nas próximas 48 horas.

As restrições impostas pelo Governo português tinham levado companhias aéreas a decidir não embarcar passageiros que não estivessem munidos do teste à Covid-19, o que foi ultrapassado depois de hoje ter sido divulgada uma nota do Governo sobre a matéria.

Na nota desta segunda-feira, o Governo esclareceu que os cidadãos nacionais que viagem desde o Reino Unido e que não tenham comprovativo de um teste negativo serão reencaminhados para realizar o despiste no aeroporto onde aterrem.

O objetivo é que, "transitoriamente”, os cidadãos nacionais e legalmente residentes em Portugal que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste negativo sejam encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito (ficando em isolamento nos termos definidos pelas autoridades de saúde), dizia o comunicado de hoje.

Em Portugal, segundo as autoridades, não se confirma a circulação da nova variante vírus detetada no Reino Unido.

No sábado o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou novas medidas em Londres e regiões do sudeste de Inglaterra, incluindo a recomendação contra as viagens ao estrangeiro, devido à nova variante detetada.

Vários países, incluindo Alemanha, França, Canadá, Holanda ou Itália, decidiram suspender todas as viagens a partir do Reino Unido, após o aparecimento dessa variante do vírus, mais contagiosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+