Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Verificação de incapacidades pela Segurança Social vai poder ser feita "em qualquer altura"

05 jan, 2024 - 14:37 • Miguel Marques Ribeiro

O objetivo é garantir uma “atribuição mais criteriosa e mais célere das prestações de doença, invalidez, deficiência e dependência”. Medida entra em vigor a 1 de abril.

A+ / A-

Foi publicado nesta sexta-feira o decreto lei que define um novo modelo de funcionamento do sistema de verificação de incapacidades da Segurança Social.

O objetivo, esclarece o governo em comunicado, é torná-lo “mais eficaz e mais eficiente” através da introdução de novas regras.

A tutela espera garantir uma “atribuição mais criteriosa e mais célere das prestações de doença, invalidez, deficiência e dependência”.

Entre as principais novidades, destaca-se a possibilidade das verificações a quem recebe subsídio acontecerem "em qualquer altura”.

As comissões que fazem as verificações passam também a poder realizar exames médicos por videochamada ou ao domicílio, sempre que o interessado esteja “acamado, internado, institucionalizado, ou que seja evidente a dificuldade de deslocação aos serviços da segurança social”.

O governo anunciou ainda a introdução de uma “nova ferramenta que permite comunicar, na Segurança Social Direta, o regresso ao trabalho, antecipando o fim da baixa”.

As novas regras entram em vigor no dia 1 de abril de 2024.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+