Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Mais 35 idosos e sete funcionários infetados no Lar da Misericórdia de Sines

27 out, 2020 - 21:20 • Lusa

“Os cerca de 110 testes realizados ontem [segunda-feira], permitiram identificar 35 casos positivos entre os utentes e sete casos positivos entre os funcionários", indica presidente da Câmara Municipal de Sines.

A+ / A-

Veja também:


Mais 42 pessoas do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sines estão infetadas com o vírus que provoca a Covid-19, num surto que já regista uma vítima mortal e um utente hospitalizado, foi revelado esta terça-feira.

A deteção destes 42 novos casos, dos quais 35 utentes e sete funcionários do lar de idosos, foi hoje divulgada numa conferência de imprensa conjunta da Câmara e da Santa Casa da Misericórdia de Sines (Setúbal) e da Unidade de Saúde Pública do Litoral Alentejano, realizada nos Paços do Concelho.

“Os cerca de 110 testes realizados ontem [segunda-feira], permitiram identificar 35 casos positivos entre os utentes e sete casos positivos entre os funcionários. Perante estes resultados, a autoridade de saúde decidiu testar amanhã [quarta-feira] os restantes funcionários e utentes do lar, num total de 320” pessoas, revelou o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.

Com o surgimento de um número elevado de casos, no Lar Prats da Misericórdia, a Autoridade de Saúde Pública local realizou uma reunião de emergência com a Proteção Civil municipal, Santa Casa e Segurança Social “para ativar alguns meios importantes e implementar medidas para garantir uma resposta atempada”, explicou a delegada de saúde de Sines, Fernanda Santos.

“Neste momento, todos os positivos estão isolados na instituição, assim como as pessoas de alto risco, noutro local. [A Misericórdia] tem capacidade para crescer até 78 camas”, adiantou a delegada de saúde pública, que decidiu “encerrar as atividades do espaço do Centro de Dia e proceder à limpeza e desinfeção de todos os espaços antes da mudança dos utentes”.

De acordo com a responsável, a Segurança Social também foi ativada ”no sentido de responder aos recursos que vão ser necessários” nos próximos dias para fazer face a este surto na Misericórdia de Sines.

“Ainda não sabemos exatamente quantos, mas vamos precisar seguramente de alguns recursos, porque temos profissionais em isolamento, quer porque são [contactos] de alto risco, ou por estarem positivos”, acrescentou.

Quanto aos 35 utentes que testaram positivo “estão todos assintomáticos” e “encontram-se bem”, indicou a delegada de saúde que “desconhece para já a origem” deste surto.

Por determinação da Autoridade de Saúde Pública “vão ser feitos testes aos outros utentes da Santa Casa que não são idosos, no Lar de Infância e Juventude ‘A Ancora’ e na Casa de Acolhimento ‘Mãe Sol’, vão ser testados trabalhadores e residentes, embora não hajam interações entre estas duas respostas sociais e o Lar Prats”, ressalvou o provedor da Misericórdia, Eduardo Bandeira.

O surto de Covid-19 no Lar Prats da Misericórdia foi identificado no sábado, com os primeiros dois casos de utentes infetados, um deles uma mulher que morreu na segunda-feira no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, onde está também internado uma outra idosa.

No Lar Prats da Misericórdia de Sines, que tem 200 residentes, o vírus que provoca a Covid-19 já infetou um total de 44 pessoas, nomeadamente 37 utentes – incluindo a vítima mortal e o idoso internado – e sete funcionários.

Na sequência destes dois primeiros casos, foram realizados mais de 100 testes de rastreio ao novo coronavírus SARS-CoV-2, entre utentes e profissionais do lar, cujos resultados foram hoje divulgados.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.371 pessoas dos 124.432 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+