Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Defesa vai tirar consequências de auditoria a "derrapagem" nas obras no hospital de Belém

07 out, 2020 - 16:08 • Lusa

João Gomes Cravinho assinalou que houve “um desvio muito significativo em relação à estimativa inicial”, que “tinha sido de 750 mil euros mais IVA”, mas indicou que existiu “um aumento da área intervencionada” e a obra foi feita “em tempo recorde”.

A+ / A-

O ministro de Defesa Nacional pediu à Inspeção-geral de Defesa Nacional uma auditoria à derrapagem do custo da requalificação do antigo Hospital Militar de Belém e admitiu que poderá ter consequências.

O ministro João Gomes Cravinho foi ser ouvido esta quarta-feira na Comissão de Defesa Nacional na Assembleia da República, por requerimento do BE e PSD.

“Solicitei a 24 de julho uma auditora à Inspeção-Geral da Defesa Nacional [IGDN]” anunciou aos deputados, indicando que face aos resultados serão tiradas as “devidas consequências”.

Apesar de não ter referido em que data está prevista a entrega da auditoria, o ministro da Defesa disse que se encontra “na fase final”.

“Se, perante este cenário, eu envio matéria para a IGDN é porque há perguntas para as quais eu não tenho resposta, e quero ter essa resposta”, para esclarecer o parlamento e “outras entidades que possam estar interessadas”, acrescentou o governante.

João Gomes Cravinho assinalou que houve “um desvio muito significativo em relação à estimativa inicial”, que “tinha sido de 750 mil euros mais IVA”, mas indicou que existiu “um aumento da área intervencionada” e a obra foi feita “em tempo recorde”.

Antes, o ministro da Defesa salientou uma “grande satisfação pela qualidade da obra” pois permitiu ter “uma infraestrutura renovada", que estava "devoluta há quase uma década", e que "será aproveitada em benefício dos portugueses”.

Assim, “há uma valorização do ativo que é superior ao que inicialmente estava previsto”, destacou, classificando o antigo hospital militar como “um equipamento relevante” e um “ativo de especial importância”, que será “devidamente valorizado pelas Forças Armadas”.

Por isso, defendeu que “é dinheiro que não se perde” pois é “uma resposta nova” que pode ser oferecida.

“Estamos confiantes que tomamos uma decisão correta ao apostar no hospital”, frisou João Gomes Cravinho, indicando que neste momento a unidade alberga “25 pessoas” num total de “130 que lá passaram” no âmbito da resposta à pandemia de covid-19.

O ministro da Defesa garantiu igualmente que estão a decorrer “negociações para aumentar disponibilidade de camas para responder a eventuais necessidades no futuro” colocadas pela covid-19, pelo que o hospital “ainda vai ser muito útil nos tempos mais próximos”.

“No futuro mais longínquo mantém-se ideia a destinar a infraestrutura a cuidados continuados”, assinalou, indicando que o hospital “ficará sob responsabilidade do Hospital das Forças Armadas, que estabelecerá um acordo".

O ministro disse que "ainda é preciso fazer a negociação devida, com a Santa Casa da Misericórdia e com a Câmara Municipal de Lisboa" e que "ainda não tem linha de tempo definida", porque o hospital manter-se-ná integrado na resposta à covid-19 "enquanto for necessário".

Nas intervenções, os partidos criticaram a “derrapagem brutal” do custo da obra e mostraram-se preocupados com o desvio de verbas de outros setores para esta requalificação.

Em meados de agosto, a Associação Salgueiro Maia anunciou que o antigo Hospital Militar de Belém vai ser batizada com o nome do capitão de Abril, e que o equipamento será cedido por 25 anos à Câmara Municipal de Lisboa (CML).

“A engenharia procedimental tripartida prevista será a cedência temporária reversível do Ministério da Defesa Nacional (MDN) à CML, por um período de cerca de 25 anos, eventualmente renovável, integrando-a esta na parceria que já se encontra ‘agilizada’ com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) de transformar aquela infraestrutura numa grande Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI)”, lê-se em comunicado da associação Salgueiro Maia.

Na mesma altura, o Diário de Notícias noticiou quarta-feira que aquela unidade hospitalar teve a reabilitação de “três dos cinco pisos para reforço do Serviço Nacional de Saúde no internamento de doentes com covid-19, embora aqui apenas os de gravidade ligeira ou assintomáticos”.

Segundo aquela publicação, o custo total da intervenção foi de 2,6 milhões de euros, mais de três vezes os 750 mil inicialmente estimados.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+