Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dezoito mortos depois, lar de Reguengos continua a não cumprir regras da DGS

03 set, 2020 - 21:10 • Cristina Nascimento

Relatório da mais recente vistoria identifica "16 desconformidades", entre as quais contacto entre utentes e profissionais exteriores ao lar.

A+ / A-

Veja também:


Apesar de ter sido evacuado, desinfetado e sofrido obras, o o lar de Reguengos de Monsaraz - onde morreram 16 residentes e uma funcionária - continua a ter problemas e a não cumprir as normas da Direção-Geral da Saúde.

A mais recente vistoria, a 24 de agosto, identificou 16 incumprimentos das regras da DGS para prevenir a propagação da Covid-19.

Segundo o relatório da vistoria, a que a revista "Sábado" teve acesso, os responsáveis do lar não foram capazes de implementar vários procedimentos, continuando a haver ausência de zonas de isolamento, omissões de planos de contingência, falta de pessoal dividido por turnos "em espelho" e inexistência de procedimentos que assegurem que é medida a febre a todos os funcionários antes de entrarem ao serviço.

Segundo a revista, foi identificada, por exemplo, a existência de funcionários a circular junto de utentes com a mesma roupa da rua ou profissionais das obras a circular entre ambos.

A publicação adianta que a descrição feita pelos técnicos que visitaram a residência de idosos da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva revela que a instituição parece ter aprendido pouco com o surto detetado em junho, que provocou a morte de 16 utentes, a par de uma funcionária e um homem da comunidade.

No mesmo relatório, são feitas 15 recomendações ao lar, tendo em vista a não propagação do vírus. “Não se verifica o cumprimento das medidas de proteção individual e colectiva pelos colaboradores e utentes”, diz o relatório, apontando também que “não se encontra implementado um modelo de gestão de equipas que minimize o contágio entre colaboradores” (por exemplo, horários desfasados).

Ao jornal “Público”, o diretor da fundação que gere o lar fala em “alarmismo exagerado” e garante que todas as questões serão esclarecidas num relatório que estará pronto dentro de dias.

Na sequência deste surto, o PSD, o CDS e o Chega pediram a demissão da ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

O surto de Reguengos de Monsaraz, detetado em 18 de junho, provocou 162 casos de infeção, a maior parte no lar (80 utentes e 26 profissionais), mas também 56 pessoas da comunidade, tendo morrido 18 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+