Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Bastonário espera que "mal-estar" entre médicos e Governo possa ser sanado

24 ago, 2020 - 15:58 • Lusa

O bastonário Miguel Guimarães diz que um “clima de tranquilidade” é fundamental para enfrentar uma época de outono e de inverno que, seguramente, “vai ser diferente do habitual” devido à covid-19, mas também à gripe sazonal e aos doentes que aguardam ainda por uma operação ou consulta.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou esperar que o “mal-estar” entre os médicos e o Governo relativo ao surto de covid-19 em Reguengos de Monsaraz possa ser “sanado e resolvido rapidamente”.

“Espero que este mal-estar possa ser sanado e resolvido rapidamente. Isso é absolutamente essencial, precisamos, de facto, de fazer isso. Precisamos de fechar este dossiê [surto no lar em Reguengos de Monsaraz] e precisamos de nos concentrar naquilo que é importante”, frisou o bastonário.

Miguel Guimarães, que falava aos jornalistas depois do Fórum Médico convocado pela Comissão Permanente do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos, defendeu a necessidade de existir um “clima de tranquilidade” para que os médicos sintam que são “respeitados e valorizados pelas instituições que detêm o poder político”.

“Este é o objetivo da Ordem dos Médicos, juntamente com todas as estruturas que fazem parte do fórum, conseguir estabelecer aqui um clima que seja propicio a que os médicos possam estar mais motivados, a que os médicos possam sentir que são respeitados e sentir também que o seu trabalho é valorizado”, sublinhou, acrescentando que tal é extensível a todos os profissionais de saúde.

O bastonário defendeu ainda que este “clima de tranquilidade” é fundamental para enfrentar uma época de outono e de inverno que, seguramente, “vai ser diferente do habitual” devido à covid-19, mas também à gripe sazonal e aos doentes que aguardam ainda por uma operação ou consulta.

Miguel Guimarães afirmou também que no decorrer da reunião, as diferentes estruturas que compõe o Fórum Médico se mostraram solidárias para com todos os médicos, em particular, os médicos de família que auxiliaram os doentes do lar de Reguengos de Monsaraz.

Questionado sobre a reunião agendada para terça-feira com o primeiro-ministro, António Costa, o bastonário afirmou tratar-se de “um sinal positivo”, considerando que os “médicos querem fazer parte da solução e não estar à margem da solução”.

À Lusa, fonte do gabinete de António Costa confirmou que o primeiro-ministro se vai reunir com a Ordem dos Médicos na terça-feira de manhã.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    25 ago, 2020 Ílhavo 20:49
    Então, quem (se não é trafulha) está muito baralhado? O Primeiro-Ministro, ou (para além de alguns jornalistas) o "outro", que não é Ministro nem se espera que alguma vez o seja, que em Dezembro de 2019 sabia e afirmou que não lhe cabia fazer auditorias, mas que em Agosto de 2020 afirmou com convicção exactamente o contrário? É também (e talvez sobretudo) isto o "vale tudo", não é assim?
  • José J C Cruz Pinto
    25 ago, 2020 Ílhavo 15:03
    Pelo menos por agora, parece que a bola "murchou" (esvaziou-se).
  • José J C Cruz Pinto
    24 ago, 2020 Ílhavo 20:58
    Também nós todos. Mas, em primeiro lugar, terá de "baixar a bola", ... antes mesmo de ir a S. Bento!
  • António dos Santos
    24 ago, 2020 Coimbra 16:52
    Quem cala este gajo, só faz asneiras, parece uma criança a brincar, ainda não chegou a homem?!!! Em vez de fazer o trabalho que tem a fazer, não, mete-se aonde não tem competências e faz papel de parvo. Com esta actuação só prejudica o portugueses. A afirmação do sr. Primeiro Ministro tem toda a razão de ser. Os médicos sempre tiveram a mania que são mais que os outros e formaram uma corporação de privilegiados, bem como, se esquecem que devem os cursos que têm aos portugueses. A actuação dos médicos quando foram requisitados pela ARS e na cumpriram, praticaram um crime contra a população, devendo os mesmos serem proibidos de exercer, pois não cumpriram o juramento que fizeram. POR FAVOR CALEM A BOCA AO PALHAÇO DO BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS, ATÉ QUE ELE SEJA UM HOMEM RESPONSÁVEL E HONESTO.

Destaques V+