Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Médicos de Saúde Pública querem mais profissionais para rastreio de contactos

20 ago, 2020 - 07:41 • Marta Grosso , Vítor Mesquita (entrevista)

“Passados estes meses, era importante que a nossa resposta estivesse montada”, defende Ricardo Mexia à Renascença.

A+ / A-

Para evitar o descontrolo da pandemia no próximo Outono, a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública defende a contratação urgente de profissionais que possam fazer o rastreio de contactos dos doentes com Covid-19.

“Haver recursos que estejam dedicados a esta questão do rastreio dos contactos é fundamental, até para evitarmos situações análogas às que vivemos, por exemplo, aqui na periferia de Lisboa, em que tivemos muita dificuldade em empurrar os números para baixo durante longas semanas”, defende o presidente da associação.

Em declarações à Renascença, Ricardo Mexia sublinha que o ideal seria contratar médicos, enfermeiros e técnicos de saúde ambiental, “que faltam em todas as unidades”.

“Mas esses recursos não estão disponíveis, porque temos uma grande escassez deles. Agora, por exemplo, ao rastreio de contactos, profissionais que tenham a capacidade de contactar as pessoas que estão em isolamento em casa e avaliar se houve uma evolução da situação, se entretanto desenvolveram sintomas, seguramente são profissionais que não precisam de uma diferenciação particularmente grande, se estiverem sob a coordenação das unidades de saúde pública”, defende.

Na opinião de Ricardo Mexia, não há razão para o país não se preparar já para o que vem.

“Em fevereiro, se calhar nenhum país estaria preparado, mas passados estes meses era importante que a nossa resposta estivesse montada, particularmente para um Inverno que a maioria das pessoas considera que não vai ser particularmente fácil, atendendo à pandemia enxertada na já habitual maior circulação das doenças respiratórias”, sustenta.

Segundo o último boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS), Portugal conta 1.786 mortos associados à Covid-19, em 54.701 casos confirmados de infeção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+