Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Castelo Branco

Comissão Europeia acompanha incêndio em Oleiros e disponibiliza apoio satélite

26 jul, 2020 - 17:07 • Lusa

A pedido de Portugal, o apoio satélite foi alocado de manhã, de forma a facilitar o combate ao fogo florestal.

A+ / A-

A Comissão Europeia disse, este domingo, estar a “acompanhar de perto” o incêndio florestal em Oleiros, distrito de Castelo Branco, tendo já alocado apoio satélite para o combate ao fogo, a pedido de Portugal, disponibilizando mais assistência se necessária.

“Estamos a acompanhar de perto os incêndios florestais no município de Oleiros, em Portugal. O Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus foi acionado para apoiar as autoridades nacionais de proteção civil”, informou o comissário europeu com esta tutela, Janez Lenarčič, numa publicação na rede social Twitter.

De acordo com o responsável pela área da Gestão de Crises, “a União Europeia está disponível para fornecer mais assistência” a Portugal, se necessário.

“Os nossos pensamentos estão com todos os afetados”, concluiu o comissário europeu na publicação.

De acordo com o pedido, consultado pela agência Lusa, o Copernicus foi ativado pelas 09h30 (hora local) deste domingo, após um pedido realizado por Portugal.

Em causa está o recurso aos mapas de satélite produzidos pelo Serviço de Gestão de Emergência Copernicus para facilitar o combate ao fogo florestal, com este sistema europeu a fornecer informação geoespacial mais precisa para apoiar a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O fogo que deflagrou no sábado em Oleiros e alastrou aos concelhos vizinhos de Sertã e Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, está a ser combatido este domingo por mais de 700 operacionais, apoiados por 14 meios aéreos e oito máquinas de rasto, informou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Também este domingo, o governante assegurou “todos os esforços” no incêndio que lavra em Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, com prioridade na proteção das populações, admitindo que a mobilização do dispositivo até terça ou quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+