Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Drive thru”. Queimódromo do Porto será ponto de rastreio do novo coronavírus

16 mar, 2020 - 12:09 • Eunice Lourenço

Local de recolha para análises foi criado em parceria da Câmara do Porto com ARS-Norte e Unilabs.

A+ / A-

O Queimódromo do Porto vai ter, a partir desta quarta-feira, o primeiro posto de recolha de material para análises de rastreio à Covid -19.

Este espaço resulta de uma parceria entre a Câmara do Porto, a administração de saúde do norte e a Unilabs Portugal e este será o primeiro ponto de recolha para análises em sistema de “Drive thru”. Isto significa que os pacientes suspeitos de infeção podem deslocar-se ao ponto de recolha sem entrar em contato com outras pessoas.

O objetivo é “testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva e aliviar o afluxo de potencias suspeitos portadores aos hospitais”, como se lê no comunicado conjunto das três entidades responsáveis pelo projeto, que resulta de uma proposta da Unilabs, uma empresa de análises e patologia clinica, dirigida pelo ex-deputado do PSD Luis Menezes.

O ponto de recolha não é de acesso livre, só pode ir a este posto quem esteja referenciado pelas autoridades de saúde, ou seja, implica marcação previa por parte do Serviço Nacional de Saúde.

“O sistema, cujas entradas e saídas serão controladas pela polícia, permitirá a realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia.

Este centro estará dotado com médicos de Medicina Geral e Familiar que aplicarão um inquérito epidemiológico e sintomático (RedCap) que avalia a necessidade de teste ou de outra orientação. Só se deverão deslocar ao local pessoas previamente referenciadas, já que o sistema não permitirá a execução de testes ad hoc”, lê-se também no comunicado enviado à redação.


Tem dúvidas sobre coronavírus? Deixe-nos aqui as suas perguntas e os especialistas respondem em antena e no digital da Renascença.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+