Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

2020 arrancou sem mortos nas estradas mas com mais três feridos graves

02 jan, 2020 - 07:30 • Redação

Desde 20 de dezembro, perto de 3.000 acidentes fizeram 10 mortos e 50 feridos graves.

A+ / A-

No primeiro dia do ano não houve mortos nas estradas portuguesas, mas registaram-se mais três feridos graves, segundo o mais recente balanço da Operação Natal e Ano Novo da GNR.

Até às 23h59 de quarta-feira, foram registados 147 acidentes, que fizeram três feridos graves e 60 leves.

Este balanço mantém as dez vítimas mortais e sobe para 50, o número de feridos graves, desde o dia 20 de dezembro, como resultado de 2.950 acidentes rodoviários.

No âmbito desta operação, a GNR fiscalizou 56.946 veículos até ao final do dia de quarta-feira, tendo sido detetados 475 com uma taxa de alcoolemia considerada crime, ou seja, igual ou superior a 1,2 gr/l.

Na sua área de intervenção, a GNR registou 8.266 casos de excesso de velocidade, 569 de utilização de telemóvel e 438 infrações por falta de uso de cintos de segurança e sistemas de retenção.

A operação “Natal e Ano Novo” da GNR arrancou no dia 20 de dezembro, com um reforço do patrulhamento rodoviário nas estradas de maior tráfego do país para prevenir acidentes e garantir a fluidez do trânsito. Para a operação, que termina no domingo, a GNR mobiliza diariamente cerca de 4.600 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.

Durante a operação, os militares da corporação estão “particularmente atentos” ao excesso de velocidade, manobras perigosas, ultrapassagens, mudança de direção e de cedência de passagem, uso do telemóvel durante a condução, não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares e uso do cinto de segurança.

Na área de atuação da Polícia de Segurança Pública (PSP), a Lusa solicitou um balanço atualizado do número de ocorrências, mas esta força de segurança manteve hoje os dados já divulgados, em que foram registados, entre 18 e 29 de dezembro, 1.832 acidentes que provocaram três mortos e nove feridos graves, remetendo para os próximos dias um balanço final.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+