Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP diz que casos de legionella põem em evidência a falta de investimento na saúde

05 nov, 2017 - 12:23

Comunistas sublinham que a dimensão do surto ainda está por conhecer.

A+ / A-

O PCP defende que as 19 pessoas infectados por uma bactéria do género Legionella, no Hospital S. Francisco Xavier, põe, mais uma vez, em evidência a falta de investimento na saúde pública.

Na opinião dos comunistas a situação assume uma particular gravidade devido ao facto de ter acontecido numa unidade hospitalar "com centenas de trabalhadores e doentes, muitos deles idosos e por isso mais vulneráveis à doença."

O comunicado do PCP salienta ainda que a situação é ainda mais preocupante, quando anteriormente se verificaram situações semelhantes em outras unidades hospitalares. "A gravidade e dimensão deste caso, esta ainda longe de ser conhecida. Tendo em conta que o período de incubação da doença pode ir até 10 dias, o universo das pessoas infectadas pode ser mais largo o que por si só exige um reforço de meios, quer na identificação rápida da origem do problema e da sua resolução, quer no tratamento dos doentes infectados", lê-se na missiva.

Para o PCP este caso põe em evidência um conjunto de insuficiências, designadamente ao nível de prevenção e monitorização, verificadas na intervenção do Ministério da Saúde e em particular da Direcção Geral da Saúde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leonel
    07 nov, 2017 Lisboa 09:46
    Por este andar o pc ainda vai liderar a direita nos ataques ao governo. No caso é dizer qualquer coisa para dizer qualquer coisa. Será que Jerónimo e Marta Soares andaram na mesma escola?
  • Tim
    05 nov, 2017 MIn 21:44
    O cérebro deste homem teve um orgasmo! Realmente... só posso perguntar ao Sr Jerónimo: "A SÉRIO?"
  • joao123
    05 nov, 2017 lisboa 19:43
    O pcp aprovou o orçamento para 2017 e agora vem queixar-se de desinvestimento na saúde...? Tarde pia , veja lá se não repete o mesmo erro aprovando o orçamento de 2018 :)
  • António dos Santos
    05 nov, 2017 Coimbra 18:48
    Aqui estão os ordinários do PCP, a ladrar com os problemas dos portugueses! Porque é que o Jerónimo e seus correlegionários, não vão trabalhar e produzir alguma coisa, em vez de andarem a roubar os portugueses. Nunca vi um país governado por PC, ser democrático. São sempre ditaduras. Pelo que o PCP é um partido anti-democrático e devia ser banido.
  • santos
    05 nov, 2017 leiria 15:05
    Mas alguem vai na conversa destes comunistas, a unica coisa que se preocupam e em gastar
  • Maria
    05 nov, 2017 Porto 14:39
    Isto é o PCP no seu melhor! Falta só o coro do BE.
  • pior a emenda
    05 nov, 2017 lx 14:34
    que o soneto! Se o PCP começa a querer tirar dividendos partidários debitando ignorância, estamos mal e estão caminhando por um caminho muito pedregoso! Desde quando é que uma situação destas tem a ver com investimentos? Talvez inquirir quem está nos serviços que devem cuidar dos sistemas relacionados e concluir se não estiveram afectos a alguma greve recente!...ou será que as greves também não afectam o bom funcionamento dos sistemas?
  • silva
    05 nov, 2017 maia 14:33
    portugal é um pais de ratos mal cheirosos gente ignorante burros um pais de povo estúpido onde nada funciona
  • Acacio Pita Negrao
    05 nov, 2017 Lisboa 14:10
    Esta afirmação do PCP só revela ignorância ou má fé. A contaminação das águas do HSFX apenas revela imcompetência ou laxismo dos serviços técnicos do hospital e falta de cloragem da rede de água do hospital
  • ac
    05 nov, 2017 lx 14:06
    Falta de investimento que agora com o vosso apoio na gerigonça chama-se austeridade encapotada- Cativações. Mentirosos falsos Chega de atirar areia para os olhos dos portugueses

Destaques V+