A+ / A-

"La Bougie du Sapeur". O jornal que só é publicado em anos bissextos a 29 de fevereiro

29 fev, 2024 - 18:47 • Redação

"La Bougie du Sapeur" é publicado de quatro em quatro anos, há mais de quatro décadas.

A+ / A-

O jornal francês satírico "La Bougie du Sapeur" ("A Candeia do Sapador", em tradução livre) tem mais de 40 anos, mas apenas 12 edições. Só é publicado de quatro em quatro anos, em anos bissextos, a 29 de fevereiro.

Esta quinta-feira, o jornal que já não ia para as bancas desde 2020 foi publicado em formato impresso, o único formato em que existe.

O jornal, que se afirma como "politicamente incorreto", foi concebido por um grupo de amigos, apenas por pura diversão. O formato editorial é o de um jornal típico - com seções de política, desporto, internacional, arte, quebra-cabeças e "mexericos" sobre celebridades. Mas distingue-se no conteúdo, que é cómico e satírico.

"Depois da primeira edição ter esgotado em dois dias, as bancas pediam-nos mais exemplares - por isso dissemos 'tudo bem, mas só daqui a quatro anos!'", diz o editor Jean d'Indy, citado pela BBC.

"O jornal ainda é publicado por alguns amigos. Nós encontramo-nos num bar e trocamos ideias enquanto bebemos. Divertimo-nos muito, e se os leitores também, é a cereja no topo do bolo", afirma d'Indy.

Nesta edição, a manchete principal intitula-se "Vamos ser todos inteligentes", e está acima de uma notícia sobre como os exames e o desempenho intelectual estão a ser influenciados pela inteligência artificial. A segunda manchete, “O que os homens precisam de saber antes de se tornarem mulheres”, explica o que descreve como “desafios” enfrentados pelos homens que desejam fazer a transição de género.

“É humor francês e não pode ser traduzido para outras línguas”, diz d'Indy. "Tentamos ser brincalhões, mas não desagradáveis. Gozar sem ser cruéis."

“Espero que sejamos uma lufada de ar fresco a cada quatro anos”, diz d'Indy. "Hoje em dia as pessoas precisam de se rir."

A próxima edição do "La Bougie du Sapeur" vai ser lançada em 2028.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+