Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula declarado "persona non grata" por Israel depois de equiparar ataques em Gaza ao Holocausto

19 fev, 2024 - 12:22 • João Malheiro

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel acusa o Presidente do Brasil de um "grave ataque antissemita".

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel disse esta segunda-feira que Lula da Silva é "persona non grata" até pedir desculpas pelos comentários em que equiparou os ataques israelitas em Gaza a um "genocídio" comparável ao Holocausto.

No seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Israel Kataz fez uma publicação em português para acusar o Presidente do Brasil de um "grave ataque antissemita que profana a memória dos que foram mortos no Holocausto".

"Não perdoaremos, nem esqueceremos - em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, declarei ao presidente Lula que ele é uma persona non grata em Israel até que ele se desculpe e reconsidere suas palavras", lê-se.

Na cimeira da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia, este fim de semana, Lula da Silva defendeu que o que "está a acontecer na Faixa de Gaza não é uma guerra, é um genocídio. O que está a acontecer na Faixa de Gaza com o povo palestiniano já aconteceu quando Hitler decidiu matar os judeus".

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já tinha acusado o chefe de Estado do Brasil de "trivializar o Holocausto".

1759548483113984321
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Silva
    19 fev, 2024 Pedroso 18:48
    Boa tarde, Espero que acha reciprocidade por parte do Brasil. Respeitosos
  • Timbo Caspite
    19 fev, 2024 Lisboa 12:35
    O que o atual presidente brasileiro fala não se escreve. Pego em falcatruas, roubalheiras, esquemas de corrupção e condenado e preso por isso e que chegou ao poder por manobras políticas, possui um viés socialista que o faz minimizar fatos históricos como historinhas para ninar, pois pensa que um dia alguns fatos cairiam no esquecimento. A internet, que é um território livre de censura e do "politicamente correto", está aí para não nos deixar esquecer.

Destaques V+