Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rei Carlos III diagnosticado com cancro

05 fev, 2024 - 18:05 • Ricardo Vieira

O tipo de cancro não foi revelado, mas sabe-se que o monarca já iniciou tratamentos. O Rei Carlos III mantém espírito "positivo", indica o Palácio de Buckingham.

A+ / A-

O Rei Carlos III de Inglaterra foi diagnosticado com cancro, revelou esta segunda-feira o Palácio de Buckingham.

O tipo de cancro não foi revelado, mas sabe-se que o monarca de 75 anos já iniciou tratamentos esta segunda-feira.

O monarca foi recentemente internado para um tratamento à próstata, mas o cancro não afeta aquela zona.

"Durante o recente procedimento hospitalar do Rei para tratar um aumento benigno da próstata, foi identificada uma questão separada de preocupação. Testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro", indica o Palácio de Buckingham.

A mesma fonte oficial adianta que o Rei Carlos III mantém-se "totalmente positivo", está confiante no resultado do tratamento e espera regressar aos seus compromissos públicos o mais breve possível.

Primeiro discurso do Rei. Carlos III promete “servir com lealdade, respeito e amor”
Primeiro discurso do Rei. Carlos III promete “servir com lealdade, respeito e amor”

“O Rei está grato à sua equipa médica pela sua rápida intervenção, que foi possível graças ao seu recente procedimento hospitalar. O Rei permanece totalmente positivo sobre o seu tratamento e espera regressar ao serviço público o mais rapidamente possível."

Apesar desta pausa nos compromissos públicos para tratar o cancro, o Rei Carlos III vai continuar a cumprir as suas funções constitucionais como chefe de Estado.

O Palácio de Buckingham sublinha que o chefe da família real britânica optou tornar público o diagnóstico de cancro para "evitar especulação" e para ajudar a consciencialização a sociedade para a questão das doenças oncológicas.

De acordo com a BBC, o príncipe Harry, que vive atualmente nos Estados Unidos, já falou com o pai e vai viajar para o Reino Unido nos próximos dias.

A mais recente aparição pública do Rei de Inglaterra aconteceu no domingo, durante uma ida à missa, em Sandringham, onde acenou aos populares.

Carlos III subiu ao trono em 2022, após a morte da sua mãe, a Rainha Isabel II. A cerimónia de coroação aconteceu a 8 de maio do ano passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+