Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cidade italiana declara guerra às fezes de cão com testes de ADN

17 jan, 2024 - 18:50 • João Malheiro

A medida tem sido criticada pelo custo sobre os donos e a eficácia da mesma também foi questionada, já que alguns dos culpados podem ser turistas que já não se encontram na região.

A+ / A-

A comuna de Bolzano, em Itália, quer obrigar todos os donos de cães a pagar 65 euros por um teste de ADN aos seus animais de estimação para determinar quem são os responsáveis por um número substancial de fezes nas ruas.

A polícia vai receber os resultados e consultar os donos dos cães cujo traço genético seja idêntico a fezes que foram deixadas no chão. Quem for apanhado nos resultados terá de pagar multas entre os 292 euros e os 1.048 euros.

Ao todo, cerca de 45 mil cães deverão ser testados por uma clínica veterinária, até ao fim de dezembro. Até agora, apenas cinco mil canídeos foram testados, segundo a imprensa local.

A medida tem sido criticada pelo custo que recai sobre os donos dos animais de estimação e a eficácia da mesma também foi questionada, já que alguns dos culpados podem ser turistas que já não se encontram na região.

A partir de abril, os testes serão mesmo obrigatórios e quem não cumprir com a norma também será multado.

A medida poderá, igualmente, ajudar na identificação de animais que sejam atropelados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+