A+ / A-

ONU lança apelo à comunidade internacional para financiar apoio à Ucrânia

15 jan, 2024 - 04:42 • Lusa

A ONU justificou este montante com o facto de o conflito ter provocado 6,3 milhões de refugiados e 3,7 milhões de pessoas deslocadas internamente.

A+ / A-

A ONU lança, esta segunda-feira, oficialmente um apelo à comunidade internacional de cerca de 3,75 mil milhões de euros para financiar a ajuda humanitária à Ucrânia em 2024, estimando que mais de 14,6 milhões de pessoas necessitem de assistência.

A verba será formalmente requerida pelo Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA, na sigla em inglês) e pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), por ocasião do lançamento conjunto, esta segunda-feira em Genebra (Suíça), do Plano de Resposta às Necessidades Humanitárias da Ucrânia e do Plano Regional de Resposta aos Refugiados para a Ucrânia para 2024.

Na semana passada, a ONU justificou este montante com o facto de, quase dois anos após o início da invasão russa do território ucraniano, a 24 de fevereiro de 2022, o conflito ter provocado 6,3 milhões de refugiados e 3,7 milhões de pessoas deslocadas internamente, estimando as Nações Unidas que ao longo do corrente ano cerca de 14,6 milhões de pessoas, 40% da população da Ucrânia, necessitem de ajuda humanitária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+