Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Islândia regista mais de mil sismos e teme erupção de um vulcão

10 nov, 2023 - 20:27 • João Malheiro

O spa de águas termais "Blue Lagoon", um ponto turístico de referência em Reiquiavique, foi evacuado e encerrou temporariamente, devido aos terramotos.

A+ / A-

Um aumento a pico de atividade sísmica na Islândia está a levantar medos de uma eventual erupção de um vulcão na Islândia.

Esta sexta-feira, as autoridades locais declararam um estado de emergência depois do país ter sofrido mais de 1.400 terramotos, nas últimas 48 horas.

O spa de águas termais "Blue Lagoon", um ponto turístico de referência em Reiquiavique, foi evacuado e encerrou temporariamente, devido aos sismos.

Um aviso laranja referente a atividades vulcânicas foi emitido ao setor de aviação desta zona da Islândia.

A Islândia é um local de alta atividade vulcânica, com uma erupção a registar-se em média entre quatro a cinco anos.

O Gabinete Meteorológico da Islândia (IMO) alertou para a possibilidade de ocorrência de uma erupção "dentro de alguns dias".

As autoridades implementaram planos de retirada da população na aldeia de Grindavik, que tem cerca de 4.000 habitantes.

Um barco patrulha vai também ser enviado, "por motivos de segurança", para esta aldeia, localizada a cerca de três quilómetros do epicentro.

Desde o final de outubro, já se verificaram cerca de 24.000 tremores de terra nesta península, segundo dados do IMO.

A Islândia tem 33 sistemas vulcânicos ativos, o número mais elevado da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+