A+ / A-

ONU apela a um "cessar-fogo humanitário imediato" em Gaza

23 out, 2023 - 23:15 • Lusa

O Alto Comissariado das Nações Unidas apela à entrega de ajuda humanitária "rápida e eficaz" a Gaza.

A+ / A-

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou, esta segunda-feira, a um "cessar-fogo humanitário imediato" em Gaza, pedindo aos dirigentes que façam "escolhas corajosas".

"O primeiro passo deve ser um cessar-fogo humanitário imediato, que salve as vidas dos civis através da entrega de ajuda humanitária rápida e eficaz a Gaza", afirmou Volker Türk num comunicado.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que as conversações sobre um cessar-fogo no conflito entre Israel e o Hamas só serão possíveis quando todos os reféns detidos pelo movimento islamita palestiniano forem libertados.

"Os reféns têm de ser libertados, depois podemos falar", declarou o Presidente norte-americano numa conferência de imprensa na Casa Branca, quando questionado sobre o seu apoio a um acordo de "reféns por um cessar-fogo".

As declarações de Biden foram proferidas pouco depois de o Hamas ter anunciado a libertação de mais dois reféns raptados em Israel.

Israel conta mais de 220 reféns israelitas, bem como reféns estrangeiros ou com dupla nacionalidade que foram raptados e levados para Gaza por combatentes do Hamas, num ataque sangrento sem precedentes, em 07 de outubro, que desencadeou uma guerra.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+