Tempo
|
A+ / A-

Comissão Europeia vai adquirir mais de 100 mil medicamentos para três variantes da varíola

23 out, 2023 - 14:00 • Lusa

Comissão anuncia a assinatura de um contrato com a Medirian Medical Technologies, ao abrigo da Autoridade para Prontidão e Resposta Sanitária.

A+ / A-

A Comissão Europeia vai adquirir mais 100.080 medicamentos para três variantes da varíola, foi anunciado esta segunda-feira, com a comissária para a Saúde a advogar que, deste modo, está preparada para eventuais surtos no futuro.

Em comunicado, a Comissão anunciou a assinatura de um contrato com a Medirian Medical Technologies, ao abrigo da Autoridade para Prontidão e Resposta Sanitária, para fornecer um total de 100.080 tratamentos orais para três tipos de varíola: a mais habitual, a bovina e a monkeypox.

Citada na nota, a comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, disse no ano passado que os 27 conseguiram colocar um travão à propagação dos surtos de monkeypox.

“Contudo, como a covid-19 demonstrou e continua a fazê-lo, precisamos de continuar vigilantes e estar preparados para qualquer cenário […], por isso é que vamos continuar a assegurar que as terapêuticas necessárias estão sempre disponíveis”, completou.

Bruxelas perspetiva que o assinatura deste contrato vá ao encontro das necessidades a médio e longo prazo dos 13 Estados-membros que nele participam, “complementando o stock disponível ao nível da União”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+