Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelensky aceita convite para visitar Portugal

05 out, 2023 - 13:03 • João Pedro Quesado

De acordo com a Presidência da República, a data da visita está por definir. O Presidente ucraniano está em Granada para a cimeira da Comunidade Política Europeia.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que aceitou o convite de Marcelo para visitar Portugal. A informação foi anunciada esta quinta-feira pela Presidência da República.

De acordo com a nota publicada na página na Presidência, "as respetivas equipas estão a trabalhar na data para concretizar tal visita". Os 13 chefes de Estado do Grupo de Arraiolos reúnem-se esta quinta e sexta-feira no Palácio do Freixo, no Porto. A guerra na Ucrânia é um dos temas da agenda dos chefes de Estado sem funções executivas.

Zelensky está em Espanha, na cimeira da Comunidade Política Europeia, onde também marcará presença António Costa. Esta Comunidade foi criada em 2022 e reúne 47 países - toda a União Europeia, Ucrânia, Moldova, a Suíça, o Reino Unido, os países Balcãs (incluindo o Kosovo), a Noruega, a Islândia, o Azerbaijão, a Arménia, a Geórgia, San Marino, Andorra, o Liechtenstein e a Turquia.

Segundo a Presidência da República, as autoridades ucranianas comunicaram que esta deslocação a Granada foi decidida "no último momento e que a visita será muito curta".

Marcelo Rebelo de Sousa convidou Volodymyr Zelensky a visitar Portugal durante a visita de dois dias que fez à Ucrânia, no final de agosto. Na altura, o Presidente da Ucrânia confirmou a intenção de honrar o convite "quando for possível".

[atualizada às 13h33]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+