Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia ordena retirada de civis na região de Kherson

14 set, 2023 - 22:51 • Lusa

As autoridades ucranianas tomaram a decisão devido ao "constante fogo inimigo" contra várias localidades.

A+ / A-

As autoridades ucranianas ordenaram esta quinta-feira a retirada obrigatória de civis na região de Kherson, no sul do país, parcialmente controlada pelas forças russas e regularmente alvo de bombardeamentos.

"O Conselho Regional de Defesa de Kherson decidiu retirar compulsoriamente famílias com crianças de localidades sujeitas a constante fogo inimigo", disse o governador regional, Oleksandr Prokudin, no Telegram.

Na região, as tropas russas controlam áreas ao sul do rio Dnieper, após a sua retirada no ano passado da cidade de Kherson, a capital regional, mas fustigada por bombardeamentos desde então.

As autoridades ucranianas já tinham recomendado em agosto a evacuação de cerca de dez localidades da região de Kharkiv, no nordeste, face a uma ofensiva das forças russas, mas sem caráter obrigatório.

Prokoudine também indicou que as autoridades regionais estavam a preparar-se para "situações de emergência" no próximo outono e inverno relativamente ao fornecimento de eletricidade.

A Rússia realizou campanhas de bombardeamentos massivos contra as infraestruturas ucranianas no inverno de 2022, causando cortes de energia regulares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+