A+ / A-

Turquia

Operação para salvar homem em gruta a mais de 1 km de profundidade

07 set, 2023 - 19:34 • Marta Pedreira Mixão

Mark Dickey teve uma hemorragia gastrointestinal enquanto estava na gruta de Morca – uma das mais profundas da Turquia – com outros exploradores.

A+ / A-

Cerca de 150 socorristas estão a tentar "resgatar" o espeleologista Mark Dickey, de 40 anos, que sofreu uma hemorragia gastrointestinal e se encontra no interior da gruta de Morca, na Turquia, a 1.120 metros de profundidade, avança a Federação Turca de Espeleologia.

"A operação é, do ponto de vista logístico e técnico, um dos maiores salvamentos em cavernas do mundo", afirmou a federação através da rede social X (antigo Twitter).

O cidadão norte-americano integrava uma equipa de investigação no Vale de Morca e foi colocado sob observação num acampamento de base situado a 1.040 metros de profundidade, onde recebeu uma infusão de sangue administrada por socorristas.

Segundo a agência noticiosa DHA, Dickey adoeceu pela primeira vez no domingo.

"O estado de saúde de Mark está a estabilizar", declarou a federação de espeleologia. "A hemorragia parou e ele consegue andar com ajuda, mas não é possível sair sem uma maca”, explicam.

"A gruta tem passagens estreitas e sinuosas", explicou ainda a federação, acrescentando que são necessárias 15 horas para um espeleólogo experiente chegar à superfície em condições ideais.

Bulent Genc, chefe da federação, disse à CNN na quinta-feira que o resgate pode levar dias devido ao facto de a gruta ser profunda e estreita, pelo que serão necessários movimentos curtos para transportar Dickey numa maca.

Segundo Genc, chegaram também à Turquia equipas de resgate de grutas de vários países para ajudar na operação, incluindo húngaros, italianos, croatas e americanos.

Uma missão de salvamento a esta profundidade é "muito rara, extremamente difícil" e necessita de "muitos socorristas muito experientes", segundo a Associação Europeia de Salvamento em Grutas (ECRA), que está envolvida na operação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+