A+ / A-

Guerra na Ucrânia

EUA confirmam envio de bombas de fragmentação à Ucrânia

07 jul, 2023 - 20:44 • Redação com Lusa

A decisão mereceu a oposição de alguns aliados e também a neutralidade da NATO.

A+ / A-

Os Estados Unidos vão fornecer munições de fragmentação ('cluster') à Ucrânia, confirmou, esta sexta-feira, a Casa Branca, ultrapassando uma barreira importante no tipo de armamento oferecido a Kiev para se defender da Rússia.

"É uma decisão difícil, adiámo-la" por algum tempo, mas era "a coisa certa a fazer", disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, em conferência de imprensa.

Esta decisão mereceu a oposição de alguns aliados e também a neutralidade da NATO, que prepara uma importante cimeira a decorrer na próxima semana em Vilnius, tendo a Ucrânia no topo da agenda.

Jake Sullivan reafirmou que os Estados Unidos não apoiam ataques em território russo a partir da Ucrânia e que Kiev deu garantias sobre como usaria estas armas.

Além disso, a Casa Branca argumentou que a Rússia já há muito que as tem usado no terreno contra a Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+