Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​China diz que visita de Pelosi a Taiwan "viola gravemente" a sua soberania

02 ago, 2022 - 16:47 • Ricardo Vieira, com agências

A visita de Pelosi "mina gravemente a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan" e as relações entre China e EUA, alerta o Governo de Pequim.

A+ / A-

A soberania da China foi atingida pela visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, alerta o Governo de Pequim.

“Esta é uma violação grave do princípio de uma só China e das disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA. Tem um impacto severo na base política das relações China-EUA e infringe gravemente a soberania e a integridade territorial da China”, lamenta o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, em comunicado.

A posição da diplomacia chinesa foi divulgada minutos depois da chegada de Nancy Pelosi a Taiwan.

“Esta é uma violação grave do princípio de uma só China e das disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA. Tem um impacto severo na base política das relações China-EUA e infringe gravemente a soberania e a integridade territorial da China”, lamenta o Governo de Pequim.

A visita de Pelosi "mina gravemente a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan e envia um sinal seriamente errado às forças separatistas para a 'independência de Taiwan'", sustenta a diplomacia chinesa.

"A China opõe-se firmemente e condena severamente isso, e fez sérias diligências e fortes protestos aos Estados Unidos", anuncia o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

Caças chineses sobrevoaram nas últimas horas o espaço aéreo do estreito de Taiwan, em sinal de protesto contra a viagem de Nancy Pelosi, de acordo com a imprensa internacional.

O avião que transportou Nancy Pelosi aterrou em Taipé pelas 15h45 (hora de Portugal continental). A visita era uma possibilidade, mas ainda não tinha sido confirmada oficialmente.

“A nossa visita é uma de várias delegações do Congresso a Taiwan e, de forma alguma, contraria a política de longa data dos Estados Unidos, guiada pela Lei de Relações de Taiwan de 1979”, escreveu no Twitter a presidente da Câmara dos Representantes.

Pelosi afirma que "a visita da nossa delegação a Taiwan honra o compromisso inabalável da América em apoiar a democracia vibrante de Taiwan”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+