A+ / A-

GNR resgata dez migrantes ao largo da Sardenha

01 jun, 2022 - 09:47 • Carla Caixinha

Operação foi feita em coordenação com as autoridades locais e equipas da FRONTEX.

A+ / A-

Dez migrantes, de nacionalidade tunisina, foram resgatados ao largo da ilha de Sardenha pela lancha portuguesa Bojador. Elementos da GNR atuaram no âmbito da Operação Conjunta “THEMIS 2022”.

Segundo a nota enviada à redação, no dia 22 de maio os militares “encetaram diligências com o intuito de detetar a referida embarcação, cuja localização era desconhecida, tendo, pelas 18h30, sido detetada e intercetada uma pequena embarcação de fibra com dez migrantes a bordo, todos homens”.

Depois de verificarem que os migrantes se “encontravam aparentemente em bom estado de saúde”, foram transportados para o Porto de Sant’Antioco, em coordenação com as autoridades locais e equipas da FRONTEX.

A embarcação utilizada na travessia foi rebocada.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), desde o início do ano já chegaram à Europa por mar 31.260, de um total de 43.182. Mais de mil estão dadas como desaparecidas ou mortas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+