Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bancos europeus alertados para possível ciberataque russo

09 fev, 2022 - 20:47 • Ricardo Vieira, com Reuters

Uma fonte disse à Reuters que estão a ser realizados “jogos de guerra” para testar a capacidade de defesa dos bancos europeus perante uma eventual ação de “hackers”.

A+ / A-

O Banco Central Europeu (BCE) alertou as instituições financeiras para um possível ataque informático apoiado pela Rússia, avançam fontes citadas pela agência Reuters.

O BCE questionou os bancos europeus sobre os mecanismos de cibersegurança, numa altura em que a tensão na Ucrânia e o cenário de uma invasão russa está a agitar a diplomacia internacional.

Uma fonte disse à Reuters que estão a ser realizados “jogos de guerra” para testar a capacidade de defesa dos bancos europeus perante uma eventual ação de “hackers”.

O Banco Central Europeu, que tem colocado a cibersegurança entre as principais prioridades, recusou comentar estas informações.

A preocupação com ataques informáticos contra instituições financeiras não é uma questão meramente europeia.

No final de janeiro, o Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque, nos Estados Unidos, alertou os bancos para eventuais ações de “hackers” perante a ameaça de sanções dos EUA à Rússia, em caso de uma invasão da Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+