Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Haiti. Sismo fez pelo menos 2.189 mortos e mais de 12.000 feridos

19 ago, 2021 - 07:10 • Lusa

As autoridades estimam que 650 mil pessoas necessitem de ajuda humanitária urgente, o que corresponde a cerca de 40% da população das três regiões mais afetadas.

A+ / A-

O sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter que abalou no sábado o Haiti fez pelo menos 2.189 mortos e 12.268 feridos, segundo um novo balanço da proteção civil haitiana.

A atualização da situação naquele país pela proteção civil aponta para mais 248 vítimas mortais do que no anterior balanço, de terça-feira, continuando pelo menos 332 pessoas desaparecidas.

A região mais afetada pelo sismo é o departamento do Sul, que registou 1.832 mortos, segundo o último boletim da Proteção Civil.

Cerca de 53 mil casas terão sido destruídas, com mais de 77 mil a terem sofrido vários danos.

A localidade mais afetada é Marigot, onde 500 das 615 habitações ficaram destruídas.

As autoridades estimam que 650 mil pessoas necessitem de ajuda humanitária urgente, o que corresponde a cerca de 40% da população das três regiões mais afetadas, situadas na península sudoeste do país.

O tremor de terra, com epicentro 125 quilómetros a oeste da capital, Port-au-Prince, destruiu cidades e provocou deslizamentos de terras, que dificultaram a prestação de auxílios no país mais pobre do Hemisfério Ocidental.

O Haiti já se confrontava com a pandemia, a violência de gangues, a pobreza crescente e a incerteza política subsequente ao assassínio, em 7 de julho, do presidente Jovenel Moïsem, quando o abalo enviou os residentes para as ruas.

O sismo também destruiu ou causou estragos sérios em hospitais, escolas, instalações de empresas e igrejas.

O sismo de sábado já é o segundo mais letal dos últimos 25 anos na América Latina, depois do devastador terramoto de 2010 no Haiti.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+