Tempo
|

35,46%
47 Deputados
25,31%
29 Deputados
9,02%
7 Deputados
6,35%
3 Deputados
3,99%
1 Deputados
3,09%
1 Deputados
1,38%
0 Deputados
1,25%
0 Deputados
1,11%
0 Deputados
5,15%
5 Deputados
  • Freguesias apuradas: 2507 de 3092
  • Abstenção: 45,04%
  • Votos Nulos: 5,43%
  • Votos em Branco: 2,47%

Total esquerda: 57Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 35Mandatos
A+ / A-

Afeganistão

Foto viral mostra 640 afegãos em voo americano esgotado

17 ago, 2021 - 09:32 • Sofia Freitas Moreira

O aparelho transporta normalmente 188 pessoas. Em vez de os forçar a sair, a tripulação decidiu descolar.

A+ / A-

Uma imagem partilhada nas redes sociais mostra centenas de pessoas num avião C-17 da Força Aérea Americana, no último domingo, a sair Cabul.

Segundo a Defense One, que obteve a imagem dos militares, cerca de 640 pessoas estavam a bordo do avião, muito mais do que a sua capacidade listada em 188.

Dezenas de afegãos, que tinham sido autorizados a viajar, conseguiram entrar na rampa semiaberta do aparelho. Em vez de os forçar a sair, a tripulação decidiu descolar.

Esta situação contrasta com outras imagens divulgadas, quando milhares de pessoas invadiram o aeroporto de Cabul enquanto procuravam fugir do país. Algumas agarraram-se como podiam no exterior do avião, que transportava soldados e diplomatas americanos, acabando por cair.

Talibãs querem mulheres no governo

Os responsáveis talibãs que instauraram o Emirado Islâmico após a reconquista de Cabul anunciaram uma amnistia geral dirigida aos funcionários do Estado e apelaram às mulheres para fazer parte do governo.

De acordo com a Associated Press, que cita a declaração transmitida pela televisão, as forças talibãs indicaram hoje que "não querem que as mulheres sejam vítimas" urgindo-as a fazerem parte do governo não tendo especificado que tipo de medidas vão ser adotadas nesse sentido

A televisão do antigo Estado afegão, controlada desde domingo pelos talibãs, transmitiu hoje as declarações de Enmullah Samangani, membro da Comissão Cultural do Emirado Islâmico sobre os funcionários públicos e as mulheres.

O responsável do Emirado Islâmico acrescentou que a "estrutura do governo ainda não está totalmente definida".

Com talibãs no Palácio Presidencial, centenas invadem o aeroporto de Cabul para fugir do país
Com talibãs no Palácio Presidencial, centenas invadem o aeroporto de Cabul para fugir do país
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    17 ago, 2021 Funchal 11:32
    Culpa do Ocidente, coitados.

Destaques V+