Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espionagem

Agente secreto alemão indiciado por passar segredos de Estado à Rússia

06 set, 2023 - 12:45 • Redação

Carsten L. é suspeito de ter passado a Moscovo informações confidenciais sobre a guerra na Ucrânia e o grupo de mercenários Wagner, por 400 mil euros.

A+ / A-

Um funcionário de alta patente dos serviços secretos da Alemanha foi formalmente acusado de "traição" esta quarta-feira por alegadamente ter passado segredos de Estado à Rússia.

De acordo com o Ministério Público alemão, Carsten L. é suspeito de ter passado a Moscovo informações confidenciais sobre a guerra na Ucrânia e o grupo de mercenários Wagner, recebendo em troca cerca de 400 mil euros.

Um outro cidadão alemão, suspeito de ter agido como intermediário no processo, também foi indiciado. Ambos enfrentam potenciais penas de prisão perpétua.

Carsten L. trabalha nos serviços de informação alemães para o exterior (BND), onde é responsável pelo departamento que monitoriza chamadas e comunicações cibernéticas com o estrangeiro.

Semanas antes de ter sido detido por suspeitas de espionagem a favor da Rússia, tinha sido promovido na BND, de acordo com informações apuradas pelo Süddeutsche Zeitung e as emissoras públicas NDR e WDR.

Carsten L. foi detido em Berlim em dezembro passado, com o seu cúmplice, Arthur E., a ser capturado um mês depois de ter aterrado na Alemanha vindo dos EUA.

Empresário alemão nascido na Rússia, Arthur E. é suspeito de ter viajado até Moscovo para entregar as informações secretas do Estado alemão à agência doméstica de espionagem da Rússia, o FSB.

Os dois homens foram formalmente acusados de "traição num caso particularmente sério" pela procuradoria-geral alemã. Cabe agora a um tribunal de Berlim decidir se vai ou não dar seguimento ao processo judicial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+