Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Crise climática

ONU avisa: Mediterrâneo terá ondas de calor, secas e incêndios ainda piores

07 ago, 2021 - 09:51 • Lusa

Segundo o texto provisório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, as temperaturas deverão aumentar mais depressa em torno do Mediterrâneo do que a nível mundial ao longo das próximas décadas, com impacto na agricultura, na pesca e no turismo.

A+ / A-
Calor no Mediterrâneo. Turquia e Grécia continuam a combater incêndios
Calor no Mediterrâneo. Turquia e Grécia continuam a combater incêndios

A região do Mediterrâneo, que enfrenta atualmente incêndios sem precedentes na Grécia e na Turquia, terá ondas de calor, secas e fogos florestais ainda piores com as alterações climáticas, segundo a versão preliminar de um relatório da ONU.

Não sendo a região do mundo que sofrerá maiores aumentos de temperatura, o Mediterrâneo está qualificado como um "ponto quente" das alterações climáticas no documento do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês), a que a agência France-Presse teve acesso.

Com cerca de 500 milhões de habitantes, a região é ameaçada por vários fatores ligados às alterações climáticas, segundo um capítulo do relatório, cuja versão final deverá ser adotada em fevereiro de 2022.

O IPCC examina atualmente um outro relatório sobre as previsões climáticas, que será divulgado na segunda-feira.

"Os motivos de preocupação incluem riscos ligados à subida dos níveis do mar, à perda de biodiversidade terrestre e marítima, às secas, fogos florestais e alterações do ciclo da água, à ameaça à produção alimentar, a riscos para a saúde em aglomerados urbanos e rurais ligados às ondas de calor" e ainda aos mosquitos que transmitem doenças.

Segundo o texto provisório do IPCC, as temperaturas deverão aumentar mais depressa em torno do Mediterrâneo do que a nível mundial ao longo das próximas décadas, com impacto na agricultura, na pesca e no turismo.

Dezenas de milhões de habitantes serão afetados por maior escassez de água, riscos de inundações costeiras e ondas de calor potencialmente mortais, alerta o organismo da ONU.

Algumas regiões mediterrânicas poderão ver as suas culturas agrícolas cair 64% e a superfície de floresta queimada vai duplicar ou triplicar, em função dos esforços feitos para reduzir as emissões de gases com efeito estufa.

O documento conclui ainda que só um aquecimento mundial abaixo dos 2°C - o objetivo do Acordo de Paris - "permitirá manter as aglomerações costeiras, os sítios do património cultural, os ecossistemas terrestres e marítimos num estado viável na maioria das zonas da bacia" do Mediterrâneo.

O aquecimento climático aumenta a probabilidade de ondas de calor e secas e, como consequência, dos incêndios.

"As ondas de calor são o tipo de evento climático extremo no qual as alterações climáticas mudam verdadeiramente as regras do jogo", disse à AFP a climatologista Friederike Otto, da universidade de Oxford, para quem o calor extremo é a maior ameaça para o Mediterrâneo e "de longe o evento [climático] extremo mais mortal na Europa".

Segundo os cálculos do IPCC, até 93 milhões de pessoas suplementares poderão ser confrontadas com ondas de calor na margem norte do Mediterrâneo até 2050. .

No Médio Oriente e na África do Norte, o risco de os idosos morrerem por calor extremo pode aumentar entre três e 30 vezes até 2100 e as mortes poderão aumentar para 20.000 por ano no Mediterrâneo setentrional até 2050.

Os governos podem agir contra algumas das ameaças, como os incêndios ou as inundações, mas com o calor é diferente, avisou Ilan Kelman, da University College London: "A mudança climática conduz-nos para níveis em que não poderemos sobreviver".

"A única opção será viver em espaços climatizados 24 horas por dia, sete dias por semana e as pessoas não podem permitir-se isso. Haverá cortes de energia", disse.

Segundo Matthew Jones, do Tyndall Centre for Climate Change Research, o número médio de dias em que o Mediterrâneo enfrenta condições favoráveis aos incêndios extremos já duplicou desde os anos 1980.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+