Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Três mortos e dezenas de feridos em choque de comboios na República Checa

04 ago, 2021 - 08:45 • Marta Grosso com agências

"A situação é grave", diz ministro dos Transportes, que fala em erro humano.

A+ / A-
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA
Foto: Martin Divisek/EPA

Três pessoas morreram na sequência da colisão de dois comboios na vila de Milavče, perto da cidade checa de Pilsen, junto à fronteira com a Alemanha, nesta quarta-feira. Mais de 40 pessoas ficaram feridas, sete das quais com gravidade.

As vítimas mortais são os dois maquinistas e um passageiro, refere o jornal checo "Novinky", atualizando a informação anterior, que apontava para dois mortos.

Os serviços de emergência já acorreram ao local para socorrer feridos. Os mais graves foram transportados de helicóptero para o hospital e há sete pessoas a necessitar de cirurgia, segundo o jornal checo “Novinky”.

Há ainda 31 pessoas com ferimentos mais ligeiros, indicam os serviços de emergência, citados pelo mesmo jornal.


Devido ao facto de um dos comboios ser um expresso internacional, tinha vários cidadãos estrangeiros entre os passageiros, destaca o porta-voz da Direção Regional de Polícia da Região de Pilsen, Dagmar Brožová, na Televisão Tcheca.

Erro humano?

O acidente ocorreu entre as estações Domazlice e Blizejov, pelas 8h00 (menos uma hora em Lisboa), perto da fronteira com a Alemanha, e, segundo o ministro checo dos Transportes, terá tido origem num erro humano.

“O comboio Ex 351 passou por um sinal de paragem na posição Stůj, no desvio de Radonice, em Domažlice, e colidiu com um comboio de passageiros”, afirma no Twitter.

“A situação é grave. Cancelo todo o programa e estou a caminho do local do acidente”, acrescentou Karel Havlicek.


Já no local, o ministro afirmou: “Ao que tudo indica, o maquinista do comboio expresso, que vinha de Munique, não reagiu ao sinal amarelo, não diminuiu a velocidade. Nem sequer reagi) ao sinal de paragem e colidiu com um comboio de passageiros”.

O Ex 351 Western Express fazia a ligação entre Munique e Praga e colidiu com o comboio regional RegioShark, que ia de Pilsen para Domažlice. A linha vai ficar encerrada durante todo o dia.

As imagens já disponíveis mostram a cabine do maquinista do comboio rápido destruída, bem como a parte dianteira do comboio local. Ambos permaneceram em pé nos trilhos ou próximos deles.


[Notícia atualizada às 11h15 com aumento do número de óbitos]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+