Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia regista máximo de mortes diárias com 652 óbitos

29 jun, 2021 - 11:27 • Lusa

O pico anterior de novas infeções ocorrera no final de dezembro, quando o país lutava contra uma segunda vaga da pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O Governo russo anunciou 652 mortes com Covid-19 nas últimas 24 horas, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, atribuído ao surgimento da variante Delta.

O pico anterior de novas infeções ocorrera no final de dezembro, quando a Rússia lutava contra uma segunda vaga da pandemia.

A segunda cidade da Rússia, São Petersburgo, que recebe na sexta-feira o jogo dos quartos de final do campeonato europeu de futebol, registou 119 mortes, também o nível mais alto desde o início da crise sanitária, enquanto Moscovo, o epicentro da epidemia, registou 121 óbitos.

O país registou 20.616 novas contaminações neste último dia.

No total, a pandemia causou 134.545 mortos na Rússia, que se tornou o país europeu mais afetado em termos de óbitos, de acordo com estatísticas do Governo.

Contudo, a agência de estatísticas Rosstat, que tem uma definição mais abrangente de mortes ligadas à Covid-19, registou cerca de 270.000 mortes, no final de abril.

A cidade de Moscovo tem sido atingida pela variante Delta que é mais contagiosa e está a provocar preocupações nas autoridades sanitárias em todo o mundo.

O número de internamentos nos hospitais já ocupa 75% das camas disponíveis, apenas duas semanas depois de as autoridades sanitárias municipais terem soado o alarme, obrigando às primeiras restrições em quase seis meses.

Na tentativa de conter a pandemia, Moscovo impôs o teletrabalho a pelo menos 30% dos funcionários não vacinados, ordenou a vacinação obrigatória dos funcionários dos serviços ou mesmo a criação de um passe de saúde para ter acesso a restaurantes.

A campanha de imunização está atrasada, desde dezembro, sobretudo devido à desconfiança pública generalizada nas vacinas russas e apesar dos repetidos apelos do Presidente, Vladimir Putin.

Mas, com a proliferação de categorias profissionais obrigadas a submeterem-se às injeções, as autoridades dizem que finalmente estão a assistir a uma aceleração do processo de vacinação.

Cerca de 22,2 milhões de russos, em 146 milhões de habitantes, receberam pelo menos uma dose, de acordo com os dados da página online Gogov, que agrega dados de regiões, e dos media, por falta de estatísticas nacionais oficiais detalhadas e diárias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+