Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detido editor-chefe de publicação de notícias na Bielorrússia

30 mai, 2021 - 17:37 • Lusa

Aliaksei Shota terá sido detido por um conjunto de homens não identificados.

A+ / A-

A publicação online de notícias Hrodna.life, da Bielorrússia, avançou este domingo que o editor-chefe, Aliaksei Shota, foi detido pelas autoridades bielorrussas.

De acordo com a Associated Press (AP), o jornal cita uma publicação na rede social Facebook da ex-mulher de Shota, em que revela que a detenção decorreu na própria casa do editor-chefe do Hrodna.life.

A ex-mulher acrescenta que Aliaksei Shota foi detido por um conjunto de homens não identificados, que se faziam transportar num autocarro.

A publicação revela ainda não ter existido qualquer declaração da polícia sobre o incidente.

Na sua página oficial, o Hrodna.life apresenta-se como um jornal dedicado "à vida" na cidade de Grodno, uma das mais populosas da Bielorrússia.

Aliaksei Shota também colaborou com o portal mais popular do país, o Tut.by, que as autoridades fecharam este mês após terem detido 15 funcionários.

A Bielorrússia está submetida a intensa pressão internacional após o regime ter desviado um avião da Ryanair, forçado a aterrar em Minsk em 23 de maio e que implicou a detenção do jornalista dissidente Roman Protasevich e da sua companheira, que seguiam a bordo.

A oposição bielorrussa estendeu hoje os protestos aos países bálticos e Polónia para exigir a libertação do jornalista Román Protrasevich, preso em Minsk.

A líder da oposição, Svetlana Tikhanovskaya, exilada na Lituânia, participou na maior das marchas, que passou pela capital daquela república báltica. Houve também concentrações semelhantes na Letónia e na Estónia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+