Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha pondera o fim do uso de máscara no exterior este verão

01 jun, 2021 - 10:00 • Olímpia Mairos

Autoridades estão a pensar rever as regras, pois os números de casos diários estão a recuar há meses. Além disso, quase 40% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina.

A+ / A-

Veja também:


O Ministério da Saúde espanhol admitiu ser possível relaxar na utilização de máscaras ao ar livre, em meados ou finais de junho, “e muito provavelmente” no início de julho.

De acordo com o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Saúde de Emergências, Fernando Simon, citado pela agência Reuters, “a data específica deve ser avaliada com outros parâmetros”.

As máscaras são obrigatórias em locais fechados e abertos em praticamente toda a Espanha, independentemente do distanciamento social, desde o verão passado.

Como os números de casos diários e a taxa nacional de infeção estão a recuar há meses, e quase 40% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina, as autoridades estão a considerar rever as regras.

O epidemiologista Fernando Simon admite o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em espaços ao ar livre, mas também para grupos que estão totalmente vacinados, como espaços de residência coletivos.

Madrid e a região espanhola central de Castilla la Mancha também já disseram que estão a avaliar o afrouxamento das regras de uso de máscaras ao ar livre.

“Estamos firmemente determinados a abolir a obrigação de usar máscaras faciais em espaços abertos, antes do aniversário (da regra) em julho”, afirmou o líder regional de Castilla la Mancha, Emiliano Garcia-Page, citado pela Reuters.

Também a líder da capital de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, afirmou que o seu Governo está a ponderar uma medida semelhante. “Faremos seja lá o que for que o departamento regional de saúde decidir, mas está a ser ponderado, ao menos, em espaços abertos”, afirmou aos jornalistas.

Já Fernando Simon defende que a decisão deve ser tomada a nível nacional, sublinhando que o Governo está a estudar descartar a obrigatoriedade de máscaras entre grupos totalmente vacinados, como moradores de casas de repouso, já nas próximas semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+