Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Brasil regista 80.486 novas infeções e 2.398 mortos

27 mai, 2021 - 06:50 • Lusa

É o segundo país com mais vítimas mortais em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais diagnósticos de Covid-19, superado apenas pelos norte-americanos e pela Índia.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia no mundo, somou 2.398 mortos e 80.486 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde brasileiro.

De acordo com o último boletim epidemiológico, o país sul-americano totaliza agora 454.429 óbitos e 16.274.695 infeções pelo novo coronavírus desde que a pandemia chegou a solo brasileiro, há 15 meses.

O Brasil, com 212 milhões de habitantes, é o segundo país com mais vítimas mortais em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais diagnósticos de Covid-19, superado apenas pelos norte-americanos e pela Índia.

A taxa de incidência da doença no país aumentou para 216 mortes e 7.744 casos por 100 mil habitantes, e a taxa de letalidade continua em 2,8%.

O foco da pandemia no país é São Paulo, Estado onde foi detetado o primeiro caso no Brasil, e acumula 3.226.875 infeções e 109.241 vítimas mortais.

O Brasil voltou a registar uma subida de novos casos da doença nos últimos dias, com especialistas a preverem uma terceira vaga da pandemia no país.

Já o ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil poderá ter de voltar a intensificar as restrições para conter o avanço da doença. “Estávamos com medidas de bloqueio, mas quando houve mais disponibilidade de camas [em hospitais], flexibilizou-se [o isolamento social]. Pode haver tendência de aumento de casos, que vai refletir-se em nova pressão sobre o sistema de saúde, mas também pode ser fruto de uma variante. Nós não temos essa resposta ainda”, declarou o ministro, numa audiência pública na Câmara dos Deputados.

Segundo o governante, o Ministério da Saúde está vigilante e pronto para orientar os executivos locais sobre medidas para evitar uma terceira vaga.

“De acordo com a situação de cada município, pode ser necessário que se adote uma medida restritiva, mas cabe a cada autoridade municipal. O Ministério da Saúde fica vigilante, para que se possa orientar e vamos trabalhar juntos para que se evite essa terceira onda", acrescentou.

A variante indiana do coronavírus, denominada B.1.617, foi identificada num passageiro brasileiro de 32 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último fim de semana, e que viajou de seguida para o Rio de Janeiro, onde reside, confirmou o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

Com a confirmação, sobe para sete o número de pessoas contaminadas pela variante no país, juntando-se assim a seis tripulantes de um navio da África do Sul, atracado no litoral do Estado do Maranhão.

A pandemia provocou, pelo menos, 3.487.457 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+