Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Índia

244 médicos indianos morreram de Covid-19 desde março. País soma novo recorde de óbitos

19 mai, 2021 - 10:14 • Sofia Freitas Moreira com agências

Desde o início da pandemia, o país já registou a morte de cerca de mil médicos ao serviço da luta contra a doença. Total de casos de Covid-19 do país asiático ascende agora a 25.5 milhões.

A+ / A-

Veja também:


A Índia registou 4.529 mortes por Covid-19, um novo recorde de óbitos em 24 horas para o país. Há ainda mais 267.334 novas infeções.

O total de casos de Covid-19 do país asiático ascende agora a 25.5 milhões, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. A Índia soma, ao todo, 283.248 mortes provocadas pela doença, avança a Al Jazeera, que cita fonte do Ministério da Saúde indiano.

De acordo com a Associação Médica Indiana, 244 médicos indianos perderam a vida na luta contra a segunda vaga do novo coronavírus, durante os meses de março e abril.

Só no domingo, o país comunicou a morte de 50 médicos por Covid-19.

Desde o início da pandemia, o país já registou a morte de cerca de mil médicos ao serviço da luta contra a doença.

A falta de vacinas é uma das principais razões da morte dos médicos, uma vez que apenas 3% dos 244 médicos receberam duas doses das vacinas. A escassez de pessoal e o excesso de trabalho foram outra das principais causas da infeção destes profissionais.

Enquanto os médicos indianos lidam com a exaustão de uma devastadora segunda vaga da pandemia, cerca de 90 mil estudantes que receberam os seus diplomas de medicina em países estrangeiros não podem juntar-se à luta, uma vez que ainda não obtiveram as suas licenças locais do governo.

Segundo a Al Jazeera, especialistas alertaram que muitos pacientes internados nos cuidados intensivos podem vir a morrer devido à escassez de pessoal médico.

Najeerul Ameen, presidente da All India Foreign Medical Graduates Association, disse que é necessário permitir que os licenciados em medicina que aguardam as suas licenças possam trabalhar na linha da frente num momento tão crítico.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse, na terça-feira, que estão a ser feitos grandes esforços para aumentar o fornecimento de vacinas, enquanto que o Ministério da Saúde está também a simplificar os procedimentos de inoculação.

O país terá mais de 510 milhões de doses de vacinas até julho, segundo o ministro da Saúde indiano, Harsh Vardhan.

Para satisfazer a crescente procura interna, o governo indiano suspendeu as exportações de vacinas produzidas pelo Instituto do Soro da Índia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+