Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​António Vitorino pede cuidado à Europa com as regras sobre viagens e certificado de vacinação

30 abr, 2021 - 12:19 • Celso Paiva Sol

Diretor da Organização Internacional das Migrações das Nações Unidas considera que apertar das regras pode potenciar o tráfico de seres humanos.

A+ / A-

Veja também:


O diretor da Organização Internacional das Migrações das Nações Unidas, António Vitorino, pede especial cuidado à Europa com as regras que vai impor às viagens pós-pandemia.

Vitorino considera que que o passaporte de vacinação que está a ser preparado vai afetar seriamente a mobilidade de todos quantos não têm acesso às mesmas condições.

"Se a vacinação se transformar num pré-requisito para a passagem de fronteiras, então uma larga percentagem da população mundial - sobretudo no mundo em desenvolvimento - ficará fora das viagens internacionais”, disse esta sexta-feira de manhã durante a Conferência Anual da Rede Europeia das Migrações, que decorre no âmbito da Presidência Portuguesa da União Euro+eia.

Vitorino considera que “não é apenas uma questão de acesso às vacinas, é também de acesso a sistemas que possam verificar o processo de vacinação”, lançando a seguinte questão aos decisores politicos: “como é que o certificado verde digital conseguirá interagir com países que não têm a mesma capacidade tecnológica dos Estados Membros da União Europeia?"

Na sua intervenção, António Vitorino alertou para as consequências que os cuidados com o vírus podem ter na ajuda de quem precisa e que podem potenciar ainda mais o tráfico de pessoas.

"Quando implementam novas ferramentas digitais, os decisores políticos devem assegurar-se que essas ferramentas são facilmente acessíveis, numa linguagem que os migrantes entendam e adaptados às suas necessidades”, explicou Vitorino

O responsável acrescentou que, “sem esses cuidados, as ferramentas digitais podem empurram os migrantes de estratos sociais mais baixos, baixa literacia” e aqueles que “não têm acesso a tecnologias como smartphones ou computadores para a ajuda de corretores e intermediários da migração”.

“Isso é uma grande oportunidade para traficantes e contrabandistas", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+