Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

AstraZeneca. Audiência de providência cautelar agendada para 26 de maio

28 abr, 2021 - 13:29 • Lusa

A União Europeia convocou a AstraZeneca a comparecer perante o tribunal em Bruxelas, por alegado incumprimento do contrato celebrado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica.

A+ / A-

Veja também:


O tribunal de Primeira Instância civil de Bruxelas decidiu nesta quarta-feira que a providência cautelar da Comissão Europeia contra a AstraZeneca por causa da vacina contra a Covid-19 terá início em 26 de maio, noticia a imprensa belga.

O tribunal destacou que o dia 26 será inteiramente dedicado à audição de ambas as partes, podendo ser acrescentada uma segunda audiência, se necessário.

A União Europeia (UE), agindo em seu próprio nome e em nome dos seus Estados-membros, convocou a AstraZeneca AB, uma sociedade de direito sueco, a comparecer perante o Tribunal de Primeira Instância francófono em Bruxelas para uma providência cautelar.

O processo decorre num tribunal de Bruxelas porque o contrato celebrado entre a Comissão Europeia e a farmacêutica se rege pela lei belga.

Em causa está, segundo o executivo comunitário, que representa ainda os 27 Estados-membros, violações pela AstraZeneca do acordo de compra antecipada de doses de vacina da Covid-19.

Segundo a Comissão, a AstraZeneca entregou apenas 30 milhões de doses aos países europeus no primeiro trimestre de 2021, quando tinham sido acordadas 120 milhões de doses.

No segundo trimestre do ano, o grupo anglo-sueco espera fornecer apenas 70 milhões dos 180 milhões previstos.

A farmacêutica rejeita a alegação da UE e afirma que baseará a sua defesa na origem do contrato, no alegado caráter não lucrativo e na complexidade do processo de produção de uma vacina.

A AstraZeneca tem estado envolta em polémica devido à incapacidade de distribuição para a UE e também à exportação de vacinas de fábricas europeias para países terceiros, nomeadamente para o Reino Unido, o que levou Bruxelas a criar em janeiro passado um sistema de controlo de tais operações.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+