Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Emmanuel Macron

França prevê reduzir horário de recolher obrigatório

26 abr, 2021 - 19:07 • Lusa

O Governo tinha previsto permitir a reabertura de esplanadas e locais culturais, mas pretendia manter o horário de recolher obrigatório para as 19h. Macron vai tentar rever esse horário.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente francês disse esta segunda-feira que o início do recolher obrigatório às 19h00 "é cedo" e o país prepara-se para uma reabertura progressiva em maio, no entanto, o número de pacientes em estado grave continua a subir.

"Vamos tentar retardar um pouco o recolher obrigatório porque 19h00 é cedo", disse Emmanuel Macron numa visita a uma escola nos arredores de Paris.

Esta segunda-feira as crianças voltaram às creches e escolas primárias, com o regresso prometido para as escolas básicas e liceus marcada para a próxima semana, terminando assim o terceiro período de confinamento.

Até ao fim de maio, é possível que o Governo autorize ainda a reabertura de locais culturais e esplanadas, mas o recolher obrigatório seria para manter entre as 19h00 e as 06h00, no entanto, o Presidente parece estar a rever este horário.

No entanto, o número de pacientes graves continua a subir, com mais de 6 mil franceses atualmente internados nas unidades de cuidados intensivos. É a primeira vez desde maio de 2020 que há tantos pacientes em estado grave no país.

Nas últimas 24 horas morreram 400 pessoas devido ao vírus, elevando o número total desde o início da pandemia para 103.287 óbitos.

Já foram vacinadas em França 14.297.308 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e quase 6 milhões já tomaram a segunda dose.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.109.991 mortos no mundo, resultantes de mais de 147 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+