A+ / A-

Moçambique. Filipe Nyusi reeleito Presidente com 73% dos votos

27 out, 2019 - 18:46 • Agência Lusa

Os resultados não foram aceites pelos partidos da oposição no parlamento, Renamo e MDM, que alegam fraude generalizada.

A+ / A-

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, foi reeleito à primeira volta para um segundo mandato com 73% dos votos, anunciou, este domingo, a Comissão Nacional de Eleições, ao revelar os resultados oficiais da votação de 15 de outubro.

Filipe Nyusi foi candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência.

Em segundo lugar ficou Ossufo Momade, candidato da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, com 21,88% e em terceiro Daviz Simango, líder da Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com 4,38%.

Mário Albino, candidato pela Ação de Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), obteve 0,73%.

Os resultados estão a ser anunciados numa cerimónia pública em Maputo em que Abdul Carimo, presidente da CNE, lê uma por uma as tabelas de resultados de cada círculo eleitoral relativas a cada eleição - presidenciais, legislativas e provinciais.

Os resultados não foram aceites pelos partidos da oposição no parlamento, Renamo e MDM, alegando fraude generalizada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+