Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Vacinas. Bruxelas não vai renovar contratos com AstraZeneca e Johnson & Johnson

14 abr, 2021 - 10:07 • Marta Grosso com redação

Decisão é anunciada um dia depois de o regulador norte-americano ter recomendado a suspensão da vacina da Jonhson & Johnson (Jansen).

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Europeia não vai renovar os contratos com as farmacêuticas AstraZeneca e Johnson & Johnson para a vacina contra a Covid-19, no próximo ano.

A notícia é avançada pela agência Reuters, que cita uma fonte do Governo italiano ao jornal “La Stampa” e surge na sequência do registo de vários casos de coágulos sanguíneos raros, o que levou à suspensão da vacina.

O jornal cita fonte do Ministério da Saúde italiano para escrever que o executivo europeu, “em acordo com os dirigentes de muitos países europeus, decidiu que os contratos com grupos produtores de vacinas (com vetores virais) valem este ano não serão renovados quando expirarem ".

Bruxelas prefere, assim, focar-se nas vacinas contra a Covid-19 que usam tecnologia diferente, como aquela que é usada pelas farmacêuticas Pfizer e Moderna – de RNA mensageiro.

Nos últimos meses, o grupo anglosueco AstraZeneca tem estado debaixo de polémica na sequência de episódios graves de tromboses (coágulos sanguíneos), que levaram mesmo à morte de algumas pessoas.

Na terça-feira, pelos mesmos motivos, o regulador norte-americano (FDA) recomendou a suspensão da vacina da Johnson & Johnson (produzida nos Estados Unidos). E, no mesmo dia, a farmacêutica anunciou a suspensão da implantação da vacina, comprometendo o cronograma de entrega previsto.

Agora, a Comissão veio pedir também esclarecimentos à Johnson & Johnson sobre o anúncio "completamente inesperado" da empresa sobre os atrasos nas entregas da vacina à União Europeia.

Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Como funcionam as vacinas e como nos protegem do novo coronavírus?
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+