Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacinação Covid-19

AstraZeneca e trombose. “Há uma ligação”, diz responsável da Agência Europeia do Medicamento

06 abr, 2021 - 11:29 • Marta Grosso

“Há mais casos de trombose cerebral entre os jovens do que poderíamos esperar”, admite Marco Cavaleri, antecipando o anúncio que a EMA deverá fazer em breve sobre a relação entre a vacina europeia e os efeitos verificados. “Ainda temos que entender como isso acontece", ressalva.

A+ / A-

O responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) pela estratégia de vacinação e ameaças à saúde considera existir uma relação direta entre a vacina da AstraZeneca (agora chamada Vaxzevria) e os casos de trombose ocorridos em pessoas vacinadas e que levou vários países a suspender a administração da vacina.

"Na minha opinião, podemos dizer que agora está claro que há uma ligação com a vacina”, afirmou ao jornal italiano “Il Messaggero”.

“Mas ainda não sabemos o que causa essa reação”, acrescentou Marco Cavaleri, segundo o qual, nas próximas horas, a agência irá anunciar a existência dessa relação, ainda que não saiba “como isso acontece”.

Segundo este alto funcionário da EMA, houve um maior número de casos de trombose cerebral (coagulação do sangue no cérebro) entre as pessoas mais jovens vacinadas com aquela vacina do que no resto da população.

Face aos episódios registados, alguns dos quais conduziram à morte, vários países decidiram suspender a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com menos de 55 ou 60 anos.

Foi o caso do Reino Unido, da Holanda, do Canadá, da Alemanha e de Itália, pelo menos.

“Estamos a tentar obter uma imagem precisa do que está a acontecer para definir em detalhe essa síndrome decorrente da vacina”, adiantou Marco Cavaleri. “Há mais casos de trombose cerebral entre os jovens do que poderíamos esperar”, admitiu.

Até agora, a EMA tem mantido a versão de que os benefícios da vacina são superiores aos riscos e, na semana passada, voltou a afirmar que o “vínculo causal com a vacina não está comprovado”.

Na segunda-feira, os especialistas da agência europeia estiveram reunidos para finalizar a sua avaliação dos casos raros de coagulação do sangue registados e a sua possível relação com a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

Aguarda-se para breve uma nova versão oficial.

Esta tem sido a vacina enviada para vários países em desenvolvimento. Na segunda-feira, Timor-Leste recebeu com aplausos as primeiras 24 mil doses desta vacina europeia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    06 abr, 2021 Palmela 12:11
    Quem e que nao tem medo disto" desde pequena que ouvi dizer que a vida esta em tres cagares! Cagar muito ,cagar pouco, ou nao cagar nada! Se a vacina faz cagar muito as pessoas podem morrer!
  • Maria
    06 abr, 2021 Palmela 12:06
    Pro caracas ! O pessoal mais jovem esta a sentir-se mal com isto! Ainda ontem falei com uma rapariga so levou a primeia dose durante dois dias pensou que morria ficou cheia de febre e diarreia!

Destaques V+