Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19. AstraZeneca muda nome da vacina para Vaxzevria

30 mar, 2021 - 17:57 • Redação

A vacina é a mesma. Muda o nome e também a etiquetagem e a embalagem.

A+ / A-

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou a mudança de nome da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 para Vaxzevria.

De acordo com o jornal belga "The Brussels Times", a EMA aprovou a mudança de nome no dia 25 de março, passada quinta-feira, após pedido da AstraZeneca. A alteração pode ser confirmada no site da EMA.

Segundo informa a Agência Sueca do Medicamento, no site oficial, a vacina em si não é alterada, no entanto, "é importante que os vacinadores nas diversas regiões estejam a par da mudança", dado que a informação do produto, a etiquetagem e a embalagem também se alteram.

AstraZeneca entre controvérsias


A vacina contra a Covid-19 desenvolvida entre Oxford e a AstraZeneca tem estado no centro das atenções devido a relatos de reações adversas noutros países da Europa. Portugal suspendeu temporariamente a vacinação com o fármaco anglo-sueco, mas retomou-a a 18 de março.

A EMA garantiu que a vacina era segura e eficaz e que os benefícios compensavam os riscos. Contudo, a investigação ainda decorre.

A AstraZeneca, que terá fornecido dados incompletos a um estudo norte-americano - que entretanto considerou o fármaco seguro e altamente eficaz, sem risco de provocar formação de coágulos sanguíneos -, baixou a eficácia da vacina para 76%, face aos anteriores 79%.

A vacina da AstraZeneca também tem estado nas bocas da Europa devido à incapacidade de produção de lotes para a União Europeia.

Na passada quinta-feira, a Comissão Europeia exigiu que a AstraZeneca recupere os atrasos e honre o acordado antes de exportar para fora.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 mar, 2021 Lisboa 19:25
    Ou é para se defender duma avalanche de processos em tribunal quando as pessoas começarem a morrer da vacina, ou para "esconder" o nome que tem andado nas páginas dos jornais e na boca das pessoas.

Destaques V+