Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensaio Clínico

Pfizer testa medicamento antiviral oral contra a Covid-19

24 mar, 2021 - 08:00 • Redação com agências

A farmacêutica também está a estudar um outro antiviral, mas este administrado por via intravenosa, embora ainda se encontre na fase inicial de testagem em doentes hospitalizados.

A+ / A-

Veja também:


A norte-americana Pfizer iniciou um ensaio clínico de uma terapia antiviral oral contra o novo coronavírus. Este medicamento será prescrito aos doentes ao primeiro sinal de infeção.

O candidato da Pfizer (apelidado de "PF-07321332") é um inibidor da protease que impede a replicação do vírus nas células do doente infetado.

Estes inibidores têm sido eficazes no tratamento de outros agentes patogénicos virais, como o vírus HIV ou o vírus da hepatite C, tanto isoladamente como em combinação com outros antivíricos.

A farmacêutica acredita que esta classe de moléculas pode dar origem a tratamentos eficazes e seguros contra a Covid-19, uma vez que as terapêuticas atuais funcionam nas mesmas linhas e não têm causado preocupações na sua utilização durante os tratamentos.

A Pfizer também está a estudar um outro antiviral, mas este administrado por via intravenosa, embora ainda se encontre na fase inicial de testagem em doentes hospitalizados.

"Juntos, os dois tratamentos têm o potencial para criar um paradigma de tratamento de ponta a ponta que complementa a vacinação nos casos em que a doença ainda ocorre", explicou um dos responsáveis da Pfizer, Mikael Dolsten.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.732.899 mortos no mundo, resultantes de cerca de 123,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.794 pessoas dos 818.212 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+